AtaNews Publicidade 728x90
20/11/2023 às 17h22min - Atualizada em 20/11/2023 às 17h22min

Uso de café na culinária caseira é destaque em ação do Senar

Conhecimento dos grãos, das torras, de cafés normais e gourmets leva os alunos a compreender as técnicas para o uso do produto

Assessoria de imprensa, Marcelo Teixeira
Foto: Divulgação

Processamento, conservação, tipos de bebidas, receitas doces e salgadas fizeram parte da oficina "Uso de Café na Culinária Caseira ", realizada em Araçatuba (SP). Promovida pelo SIRAN, em parceria com o Senar-SP (Serviços Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo), a ação contou com 17 alunos, sendo realizado em três dias divididos em 8 horas/aula.

 

As aulas foram ministradas pela Instrutora Alessandra Barbosa Prando (Lê Bottaro). "Além da parte teórica que é o conhecimento dos grãos, das torras, os sabores, cafés especiais, gourmets e normais, o curso tem por objetivo levar aos alunos a compreensão de novidades e técnicas que o café pode proporcionar na culinária caseira", destacou a instrutora.

 

Foram abordados assuntos relacionados ao processamento do café, materiais para confecção, tipos de bebidas, diversas receitas doces e salgadas, técnicas de higienização dos vegetais e limpeza de utensílios e equipamentos.

 

Lê Bottaro ressalta que um dos mais pontos visados do curso foi o preparo de alimentos salgados com café." A gente não imagina que conseguimos produzir alimentos salgados com o café, mas é possível. No curso fizemos diversos alimentos, entre eles salada de frango, arroz com café e a famosa carne maravilhosa (uma carne cozida no café)", afirmou.

 

Os interessados em participar das ações do SIRAN e do Senar-SP devem ligar ou enviar WhatsApp para a entidade, no telefone (18) 3607-7826 ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebeca Cristine.

 

SIRAN

 

Criado em 25 de outubro de 1942, o SIRAN é fruto do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.

 

Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea. A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »