08/03/2024 às 13h48min - Atualizada em 08/03/2024 às 13h48min

MULHERES: ENTRE PORTAS E SABERES

Professor de filosofia

Professor de filosofia

Thiago Agostinis Cândido " O verdadeiro conhecimento vem de dentro". Sócrates

Foto: Divulgação
Neste Dia Internacional das Mulheres, mergulhamos profundamente nos bastidores do universo escolar para prestar homenagem às protagonistas muitas vezes escondidas atrás das portas: as mulheres das portarias, as cozinheiras e as famosas e eternas “tias” da limpeza. Essas dedicadas profissionais, cujas vozes ecoam silenciosamente pelos corredores, desempenham papéis absolutamente essenciais para o pleno funcionamento do ambiente educacional.

As guardiãs das portarias não são apenas responsáveis por controlar o acesso; são os primeiros sorrisos calorosos que saúdam os alunos todas as manhãs, criando um ambiente acolhedor e inclusivo desde o primeiro passo dentro da escola. Seu papel transcendental na construção de uma comunidade escolar merece não apenas reconhecimento, mas celebração.

Nas cozinhas, encontramos verdadeiras artistas, indo além da mera preparação de refeições, pois, elas nutrem os estudantes não apenas com alimentos saudáveis, mas também com doses generosas de amor e muito cuidado. O impacto emocional dessas mulheres nas vidas dos alunos vai além da simples nutrição, deixando marcas em suas memórias e contribuindo para um ambiente escolar acolhedor.

As habilidosas mãos das “tias” desempenham uma função que vai além da limpeza física. Elas moldam espaços propícios ao crescimento intelectual e emocional dos alunos, contribuindo significativamente para a qualidade da experiência educacional. São educadoras no sentido mais amplo da palavra, influenciando valores e inspirando sonhos através de suas interações diárias.

A resiliência dessas profissionais diante de desafios muitas vezes invisíveis é digna de admiração. Elas superam obstáculos com uma força notável, equilibrando responsabilidades profissionais com demandas pessoais. Além disso, neste Dia Internacional das Mulheres, recordamos e celebramos também as Marias, nossas mães, as Antonias, nossas tias, as Joanas, nossas avós pelo desempenho educativo de nossas vidas. São verdadeiras professoras da vida.

Ao reconhecer e valorizar essas mulheres, não apenas elevamos suas contribuições, mas promovemos uma cultura de respeito e equidade dentro das escolas. Cada uma delas desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente educacional que transcende os limites do ensino formal, proporcionando um solo fértil para uma sociedade mais justa e compassiva.

Convido-o não somente a refletir, mas a agir, reconhecendo o impacto vital dessas mulheres nas escolas. Sua dedicação incansável não apenas mantém as engrenagens da educação em movimento, mas também constrói alicerces sólidos para um futuro mais igualitário e educacionalmente enriquecedor para todos. Vamos celebrar e reconhecer com vigor essas mulheres, cuja contribuição muitas vezes silenciosa é o pilar da excelência educacional.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »