28/02/2023 às 11h59min - Atualizada em 28/02/2023 às 11h59min

Musculação e treino funcional

Marco Turrini

Marco Turrini

Professor de Educação Física, graduado com mais de 40 cursos de especialização.18 anos residindo e atuando na Itália. Com mais de 30 anos de profissão

Marco Turrini: Até hoje, muita gente acredita que os exercícios aeróbicos são a principal ferramenta para quem quer diminuir os números na balança. Afinal, atividades como corrida, simulador de escada e bike proporcionam alto gasto calórico. Porém, saiba que a musculação pode ser tão eficaz quanto elas e deve fazer parte do programa de treinamento de qualquer pessoa que deseja emagrecer.
 
Além de também queimar calorias (como qualquer exercício), o treinamento com peso contribui para o ganho e a preservação da massa muscular. Isso contribui para que o organismo se mantenha acelerado e você gaste mais energia até mesmo quando você não está treinando, o que ajuda a evitar a estagnação da perda de peso e combater o efeito sanfona.

Marco Turrini: Com o treinamento funcional é possível melhorar os tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias e ajudando a perder peso.

Enquanto a musculação trabalha os músculos de maneira mais isolada, o treinamento funcional prioriza exercícios que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso permite um fortalecimento global do corpo em uma única sessão de treino o que economiza tempo e garante benefícios à saúde.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »