AtaNews Publicidade 728x90
10/11/2023 às 12h59min - Atualizada em 10/11/2023 às 12h59min

Conheça algumas receitas diferenciadas de macarrão para inovar

A versatilidade da massa proporciona diversas experiências gastronômicas com os mais variados tipos de molhos e acompanhamentos

Assessoria de imprensa
Uma receita milenar que se tornou uma verdadeira iguaria nas mãos dos italianos. O macarrão é quase que um sinônimo de massa e seus diferentes tipos, formatos e apresentações agradam todo tipo de paladar. O amor pelo alimento é tanto que até um dia mundial do macarrão foi estabelecido: ele é comemorado no dia 25 de outubro.
 
O tradicional, feito de farinha de trigo, é consumido em mais de 99% dos lares brasileiros, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, a Abimapi. Outro dado relevante é que o Brasil é o terceiro maior produtor do alimento no mundo, embora seu consumo por pessoa, que é cerca de 6 kg, fique muito abaixo da Itália, a maior consumidora com cerca de 25 kg.
 
Por aqui, sua chegada se deu com a Família Real Brasileira, mas só se popularizou mesmo depois da chegada dos imigrantes italianos. A preferência logo recaiu sobre o espaguete, sendo a variedade que corresponde por metade de todo macarrão consumido no país. No entanto, são muitas as variedades de receitas para se experimentar e sempre renovar o sabor deste alimento.
 
O macarrão tem a vantagem de casar bem com praticamente qualquer acompanhamento. A massa também tem várias apresentações, podendo ser de seca à fresca — sendo a primeira a mais consumida — e dos tipos tradicionais, de sêmola, integral, com ovos ou grano duro. Acompanhamentos clássicos de um bom macarrão são o famoso molho de tomate, ao sugo ou bolonhesa, molho pesto e Alfredo.
 
Já quem quer inovar mesmo pode ousar bastante. A começar pelo tipo: o ravioli, por exemplo, é um macarrão bem diferente do tradicional. A massa batida com ovos pode ser recheada com praticamente tudo. Uma boa ideia é recheá-la com carne seca e abóbora. Com a massa sovada e aberta, basta adicionar o recheio feito previamente. Este deve ser bem refogado e adicionado nos raviolis após frio. Depois, só cozinhar em água quente.
 
O espaguete também pode sofrer variações interessantes. Uma delas é servi-lo com frutos-do-mar. Após cozinhar o macarrão, em outra panela deve se refogar o alho picado e juntar iscas de peixe como tilápia, por exemplo, lulas, camarões e o que mais for de preferência. Uma vez refogados, junta-se a massa com um pouco da água do seu cozimento. Depois de um minuto de fogo alto, a salsinha picada é adicionada e está pronto!
 
Outra receita diferente e saborosa é o espaguete ao molho branco acompanhado de maminha. Quanto à carne, pode-se fazer a maminha na panela de pressão para garantir a suculência dela. O molho é preparado tradicionalmente com manteiga, farinha de trigo, leite e queijo parmesão. O resultado é uma junção suculenta e elegante de massa com carne.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »