AtaNews Publicidade 728x90
03/12/2022 às 15h22min - Atualizada em 03/12/2022 às 15h22min

Bolo mesclado com recheio cremoso de frutas

A Receitaria
Você provavelmente já comeu um bolo mesclado. Hoje, decidimos trazer a nossa versão com um toque especial: com recheio de cream cheese e duas caldas de fruta, este bolo é perfeito para qualquer ocasião.

Porções: 8
Tempo total: 80 min
Dificuldade: moderada

Ingredientes:

Para a massa:


280 g de farinha de trigo;
1 pitada de sal;
7 g de fermento em pó;
70 ml de leite;
170 g de açúcar;
150 g de manteiga derretida;
4 ovos;
5 colheres de chá de cacau em pó;
2,5 ml de extrato de baunilha;
500 g de lentilha.

Para o creme:

500 g de cream cheese;
150 g de açúcar;
5 ml de extrato de baunilha;
6 folhas de gelatina.

Mais:

100 g de framboesas + 50-100 ml de água;
300 g de frutas vermelhas + 50-100 ml de água;
Frutas vermelhas para decorar;
Farelo de biscoito (opcional).

Utensílios:

2 formas concêntricas: 25 cm

Passo a passo:

1. Primeiro, separe as gemas das claras dos ovos. Em seguida, misture a farinha com o fermento em uma tigela. Em outra tigela, misture a manteiga, o açúcar, o extrato de baunilha e o sal com as gemas. Acrescente aos poucos o leite e a farinha misturada com o fermento. Bata as claras em neve e incorpore-as cuidadosamente à massa.

2. Misture 1/3 da massa com o cacau em pó.

3. Despeje as massas alternadamente em uma forma concêntrica untada e mexa levemente com um garfo ou pauzinhos para que o bolo ganhe o padrão mesclado.

4. Unte a parte externa da outra forma e pressione-a cuidadosamente sobre a massa.

5. Despeje as lentilhas cruas (ou outra leguminosa crua) na forma de cima para fazer peso. Asse por 45 minutos a 180 °C. Deixe o bolo esfriar por aproximadamente 40 minutos.

Dica: coloque papel manteiga embaixo da forma, pois o bolo pode vazar ao assar.

6. Enquanto isso, amasse as framboesas e ferva-as com 50-100ml de água. No final a calda deve ficar espessa. Prepare a calda de frutas da mesma maneira e deixe esfriar.

7. Misture o cream cheese com o açúcar e o extrato de baunilha. Adicione a gelatina ao creme para aumentar sua firmeza. Para isso, primeiro mergulhe as folhas de gelatina em água por cerca de 5 minutos, esprema e leve ao fogo mexendo sempre até ficar líquida. Cuidado: a gelatina não deve ferver ou perderá o efeito. Para evitar a formação de grumos, adicione primeiro 1-2 colheres de sopa de cream cheese à gelatina antes de misturar por completo.

8. Corte o bolo que ficou saliente na borda da forma após o cozimento e reserve as sobras. Em seguida, remova cuidadosamente a forma superior.

9. Preencha aproximadamente 1/3 do buraco do bolo com o cream cheese. Cubra com a calda de framboesa e espalhe o restante do creme por cima.

10. Cubra o creme com os pedaços de bolo reservados anteriormente. Se não forem suficientes, você pode misturá-los com migalhas de biscoito. Leve o bolo à geladeira por aproximadamente 1 hora e meia.

11. Desenforme o bolo, despeje a calda de frutas vermelhas na cavidade e decore  com frutas frescas antes de servir.


Um bolo mesclado recheado com cream cheese e calda de framboesa e frutas vermelhas. Já imaginou uma sobremesa destas? Aliás, o bolo mesclado também vai muito bem com banana ou na versão salgada.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »