29/06/2020 às 14h33min - Atualizada em 29/06/2020 às 14h33min

Cúpula de bolo de chocolate com recheio cremoso e tropical

A Receitaria
Você gosta de frutas mas não abre mão de chocolate? Então este bolo em forma de cúpula é feito para você: ele combina um delicioso bolo de chocolate com creme de coco, abacaxi e framboesas coroados por um ganache suntuoso. O que mais você poderia pedir?

Ingredientes:

Massa:


6 ovos;
200 g de açúcar;
40 g de cacau;
200 g de farinha;
10 g de fermento em pó;
120 ml de leite;
80 ml de óleo;
1 pitada de sal.

Creme tropical:

700 g de cream cheese;
150 ml de suco de abacaxi;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
300 g de creme ou leite de coco;
5 folhas de gelatina.

Ganache:

60 g de creme de leite;
60 g de chocolate amargo.

Mais: 

50 g de geleia de framboesa;
150 g de framboesas frescas;
Abacaxi, cortado em pedaços;
300 g de chantilly;
4 colheres de sopa de nozes trituradas.

Passo a passo:

1) Bata os ovos, o açúcar e uma pitada de sal até obter uma mistura espumosa. Em seguida, adicione o cacau, a farinha e o fermento e mexa. Finalize com leite e óleo; misture. Despeje a massa em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 20 minutos a 180 °C. Deixe o bolo de chocolate esfriar antes de desenformá-lo e retirar o papel manteiga.

2) Prepare o creme tropical enquanto o bolo esfria. Misture o cream cheese com o suco de abacaxi, baunilha e o creme (ou leite) de coco. Mergulhe a gelatina em água fria, torça-a, aqueça-a brevemente e depois adicione-a ao creme por 15 minutos.

3) Vire uma tigela grande sobre o bolo de chocolate e corte ao redor da borda.

4) Corte o restante do bolo de chocolate em pequenos quadrados.

5) Agora forre a tigela usada anteriormente com filme pvc, deixando filme suficiente na borda para poder cobrir o bolo mais tarde. Usando um saco de confeiteiro, coloque a geleia de framboesa no interior das framboesas frescas e encha a tigela com creme, pedaços de bolo de chocolate, abacaxi e framboesas.

6) Finalmente, coloque o círculo de bolo de chocolate sobre o creme e pressione-o com cuidado. Dobre o filme pvc sobre o bolo de chocolate e leve à geladeira durante toda a noite.

7) No dia seguinte, abra plástico, vire o bolo em forma de cúpula e depois retire o resto do filme pvc.

8) Espalhe chantilly sobre o bolo inteiro e coloque-o na geladeira enquanto o ganache está sendo preparado.

Aqueça o creme de leite para o ganache e derreta o chocolate amargo, mexendo até obter uma massa lisa. Espere até o ganache esfriar um pouco antes de decorar o bolo com movimentos circulares usando uma colher. Finalize cobrindo a borda inferior do bolo com nozes picadas.



Este bolo surpreende antes e depois do corte! Adoramos as sobremesas em cúpula porque é sempre uma surpresa ver como ficou seu interior! Deixe-se levar por este recheio cremoso e frutado, que é uma delícia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »