25/09/2019 às 09h04min - Atualizada em 25/09/2019 às 09h04min

Bolo de tamanho extra-grande inspirado no crème brûlée

A Receitaria
La crème brûlée é uma sobremesa muito popular na França, que convence especialmente por sua camada crocante de caramelo. O nome é traduzido como "creme caramelizado" porque o açúcar de superfície é derretido com um maçarico. Esta deliciosa sobremesa tem apenas uma desvantagem: acaba muito rápido. Por isso, criamos um bolo de tamanho extra-grande inspirado no crème brûlée. Sem dúvida, será o deleite de todos os amantes de sobremesas.

Ingredientes:

Para a base:


150 g de biscoito de chocolate;
80 g de avelãs;
50 g de manteiga derretida;
1 colher de sopa de chocolate em pó.

Para o creme:

750 g de cream cheese;
120 g de açúcar;
2 colheres de sopa de amido de milho;
4 ovos;
1 gema;
150 g de chocolate branco picado;
60 g de creme de leite.

Mais:

Açúcar;
Framboesas;
Maçarico, para caramelizar.

Passo a passo:

1. Triture as avelãs. Despeje-as em uma tigela e adicione os biscoitos de chocolate, também triturados. Você pode fazer isso com um truque simples: coloque-os em um saco plástico e esmague-os com as mãos.

2. Adicione as migalhas de biscoito às avelãs e acrescente o chocolate em pó e a manteiga derretida. Misture tudo.

3. Cubra o fundo de um molde com aro removível com papel manteiga e despeje a base de biscoito por cima. Pressione a base (também nas laterais) firmemente com uma colher. Coloque o molde na geladeira por 10 a 15 minutos.

4. Coloque o cream cheese, o açúcar e o amido de milho em uma tigela e misture tudo com uma batedeira. Adicione gradualmente 4 ovos e mais uma gema.

5. Pique o chocolate branco com uma faca e despeje o creme de leite por cima para derreter. Misture o creme de chocolate e deixe esfriar brevemente. Antes de adicionar a mistura de chocolate à mistura de cream cheese, verifique se estão aproximadamente na mesma temperatura. Misture o mais rápido possível e despeje o creme no molde, sobre a base de biscoito.

6. Coloque o bolo no forno pré-aquecido a 175 °C (calor superior e inferior; rack intermediário) e coloque uma bandeja de água quente no fundo do forno. Asse o bolo por apenas 10 minutos. Reduza a temperatura para 120 °C e asse por mais 90 minutos. Em seguida, deixe o bolo esfriar até a temperatura ambiente. É melhor colocá-lo na geladeira durante a noite.

7. Polvilhe o bolo com açúcar e caramelize-o com um maçarico. Decore o bolo com framboesas (ou outra fruta que você prefira).



Esta sobremesa francesa popular é um sonho tornado realidade. O melhor é quando você espeta o garfo no açúcar crocante e saboreia a primeira mordida. Experimente!




Veja a receita de cheesecake stracciatella do vídeo bônus.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »