AtaNews Publicidade 728x90
21/06/2019 às 15h27min - Atualizada em 21/06/2019 às 15h27min

Quer entrar no clima junino? Aprenda a fazer um delicioso arroz doce

FESTA BRASILEIRA

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Todo mundo sabe que a internet é uma fábrica de fazer memes, não é mesmo? Nos últimos dias do mês de maio, por exemplo, a brincadeira era mostrar que, com a proximidade do mês de junho, as delícias culinárias típicas do mês de São João estavam chegando.
 
A música “Anunciação”, de Alceu Valença, aquela, cujo refrão é “Tu vens/ tu vens/ eu já escuto os teus sinais”, foi usada como mote para a brincadeira virtual.
 
Se você vai viajar para o nordeste no mês de junho, certamente, vai poder experimentar desses quitutes. Mas, se você não tiver esse privilégio, que tal fazer uma receita de arroz doce e entrar no clima junino?
 
Separamos uma receita infalível para você entrar no clima junino e surpreender a família e os amigos com essa verdadeira delícia!

De onde vem o arroz doce

Não se sabe ao certo quem criou o arroz doce. A única coisa que conhecemos com certeza é que essa iguaria apareceu no Brasil pela primeira vez com os portugueses, ainda no período da colonização.
 
Contudo, não foram os europeus que criaram o doce não. Segundo alguns estudos, foram os povos asiáticos que elaboraram a receita, na qual o arroz é cozido em leite e açúcar.
 
Durante a expansão marítima, os lusitanos entraram em contato com os asiáticos e espalharam algumas de suas receitas tradicionais.

Arroz doce é de todas as épocas

Embora seja um prato muito consumido no nordeste na época das festas juninas, o arroz doce é uma receita que pode ser facilmente feita e consumida em todas as épocas do ano.
 
E, como é um doce leve, pode ser facilmente adaptado para qualquer cardápio. Ou seja, não há muita restrição com relação ao prato principal. É bem possível servir uma carne ou uma massa, por exemplo, e depois servir uma tacinha de arroz doce.

Separe bons ingredientes

Todo mundo tem um segredo para as receitas darem certo. Se formos pensar nos renomados chefes, cada um tem uma forma tradicional de cozinhar.
 
O mesmo acontece com as famílias. Mas não tem muito mistério não. Para que a receita fique boa, o primeiro passo é escolher bons ingredientes.
 
Por isso, escolha um bom arroz, um leite mais gordo (como os integrais ou semidesnatados) e um bom leite condensado. Com certeza, isso vai deixar a sua sobremesa mais saborosa e especial.

Ingredientes básicos da receita

Para fazer uma receita de arroz doce básica, você precisa dos seguintes ingredientes:
 
  • Arroz – que, geralmente, é o branco, mas também é possível usar o arroz integral. Neste caso é preciso se atentar ao tempo de cozimento e ao teor de açúcar;
  • Leite ou leite de coco;
  • Açúcar;
  • Leite condensado – neste caso, substitui o açúcar;
  • Canela em pau – para ajudar a equilibrar um pouco o sabor mais doce;
  • Canela em pó – para finalizar,
  • Também para equilibrar um pouco o sabor adocicado, há quem adicione raspas de limão.

Como fazer o arroz doce

Há diversas formas de fazer o arroz doce e não há um jeito mais certo do que o outro. Mas há alguns passos básicos para seguir.

Cozimento do arroz

Antes de colocá-lo no leite, é legal dar uma amolecida no arroz com água mesmo. Por isso, inicialmente, coloque a medida de arroz em uma panela com água.
 
Mas como saber o quanto de água colocar? Bem, para fazer o arroz salgado, recomenda-se deixar a água dois dedos acima do arroz. Como só queremos dar uma amolecida no arroz, deixe um dedo.

Adicione o leite

Vá experimentando o arroz e quando ele estiver ficando mais molinho, adicione o leite. Também é possível adicionar o leite de coco, para quem gosta de um sabor mais encorpado. Para cada xícara do cereal, é recomendado colocar 500 ml de leite.
 
Deixe aferventar um pouco, a fogo baixo. Se você for da turma do leite condensado, adicione uma latinha de 350 ml. Se preferir só o açúcar, é hora de adicioná-lo. Misture bem.
 
Se você experimentar, vai perceber que o doce está bem acentuado. Por isso,  deixe a fogo baixo e adicione a canela em pau que vai ajudar a equilibrar o sabor.
 
Se você gosta de um arroz doce com mais caldo, então, pode ir adicionando mais leite à medida que ele vai fervendo. Nesse estágio, o doce tende a ser mais açucarado mesmo.
 
Para montar as tacinhas, você pode finalizar com uma colherada de doce de leite ou apenas com a canela em pó.
 
Viu só como esta é uma receita fácil e rápida? Agora, é só separar os discos de Luiz Gonzaga, colocar o arroz doce na mesa e fazer a sua própria festa junina.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »