AtaNews Publicidade 728x90
07/06/2019 às 11h58min - Atualizada em 07/06/2019 às 11h58min

Assando pão: estas 7 receitas te ensinam o que fazer com a massa.

A Receitaria
No passado era algo corriqueiro, mas agora a moda voltou: assar pão em casa. Mas, para garantir que você tenha prazer no preparo e na degustação, reunimos 7 receitas com dicas para que seu pão não só seja gostoso, mas também fique muito bonito.

Esta será a base da massa para todas as receitas:

Ingredientes:


550 g de farinha de trigo;
330 ml de água;
13 g de sal;
1 pacote de fermento biológico seco;
2-3 colheres de sopa de água morna (35 ºC aprox.) para dissolver o fermento.

Preparo da massa:

Misture o fermento com a água morna e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, misture a farinha com o sal, faça um buraco no centro com os dedos e encha-o com a mistura de fermento e água; amasse tudo com as mãos. Deixe a massa descansar em um lugar quente por meia hora. Em seguida, abra a massa, dobre-a e a deixe descansar por mais 30 minutos.

1. Anéis duplos trançados

Ingredientes:


Massa de pão;
2 copos de tamanhos diferentes;
1 ovo;
Sal;
Seu molho preferido.

Passo a passo:

1. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa até que ela fique com 2 cm de espessura. Em seguida, corte os anéis com os copos de diferentes tamanhos. Você vai precisar de dois anéis para cada pão.

2. Passe um pouco de farinha no anéis e os una como se fossem dois laços. A seguir, retire o excesso de farinha com um pincel de culinária.

3. Deixe os anéis trançados descansarem por 10 minutos antes de pincelá-los com um ovo batido. Polvilhe com sal grosso e coloque no forno a 240 °C, com o calor de cima e de baixo ativados, por 20 minutos. Quando estiverem frios, você pode comê-los com o molho que você escolheu. Também vale comer apenas comê-los com manteiga , frios ou até puros. Eles são uma delícia  de qualquer maneira.



2. Moinho

Ingredientes:


Massa de pão;
1 tigela resistente ao fogo;
1 tesoura;
Pastinha, geleia ou molho de sua preferência.

Passo a passo:

1. Forme uma bola com a massa e deixe-a descansar por 20 minutos. Em seguida, faça um buraco com as mãos no centro e coloque a tigela no buraco.

2. Corte parcialmente a borda externa da massa com a tesoura e abra as extremidades. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

3. Coloque o pão no forno a 220 °C com o calor de cima e de baixo ativados por cerca de 20 minutos. Quando o pão esfriar, coma as "pás" do moinho com diferentes pastas, molhou ou caldas, como creme de chocolate, por exemplo.



3. Trança

Ingredientes:


Massa de pão;
1 ovo;
2 colheres de sopa de leite;
Pastinha, geleia ou molho de sua preferência.

Passo a passo:

1. Corte o pão em 4.

2. Forme uma longa tira com cada quarto de pão. Em seguida, pressione as tiras um pouco e coloque-as em cruz em uma assadeira forrada com papel manteiga.

3. Trance a massa em uma forma circular e esconda as pontas sob a massa. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

4. Bata o ovo e pincele-o no pão antes de assar por 25 minutos a 220 °C, com a circulação de ar ativada, se possível. Depois de frio, corte o pão em fatias e passe geleia ou requeijão, por exemplo.



4. Redemoinhos

Ingredientes (para 3 ou 4 unidades):


Massa de pão;
1-2 ovos;
50 g de açúcar com canela (por pão);
1 laranja (as raspas são suficientes para todos os pedaços);
Glacê a gosto.

Passo a passo:

1. Abra um pouco de massa por redemoinho (aprox. 20 x 15 cm). Bata o ovo e pincele com ele os pedaços. Polvilhe na parte de cima de cada pedaço a mistura de açúcar e canela e as raspas de laranja. Em seguida, enrole cada pedaço.

2. Faça um corte longitudinal no meio de cada peça. Não as corte até o fim de uma das extremidades.

3. Trance as tiras.

4. Junte as extremidades da trança, formando uma coroa.

5. Pincele os pedaços com ovo batido e deixe descansar por 10 minutos em um lugar quente antes de assá-los por 20 minutos a 220 °C, com o calor de cima e de baixo ativados. Os redemoinhos ficam mais gostosos quando decorados com glacê. 



5. Estrela de baunilha

Ingredientes:


Massa de pão;
Açúcar.

Pudim de baunilha:

350 ml de leite;
1 fava de baunilha;
1 pacote de 35 g de pudim de baunilha;
40 g de açúcar.

Passo a passo:

1. Para as deliciosas estrelas de baunilha, misture o pudim em pó com o açúcar e 6 colheres de sopa de leite. Ferva o resto do leite com a fava de baunilha. Em seguida, adicione a mistura de pudim e cozinhe por cerca de 2 minutos, mexendo sempre. Deixe esfriar completamente.

Cortar a massa de pão ao meio e abra as duas peças para formar dois círculos de mesmo tamanho. Espalhe o pudim de baunilha sobre um dos círculos e coloque o segundo círculo por cima.

2. Divida a massa em oito fatias iguais.

3. Faça um pequeno corte no meio de cada triângulo.

4. Agora passe a ponta de cada triângulo pelo corte que você fez no passo anterior.

5. Coloque os triângulos dobrados em forma de estrela em uma assadeira forrada com papel manteiga.

6. Polvilhe generosamente a estrela de baunilha com o açúcar e deixe descansar por 10 minutos em um lugar quente antes de colocá-la no forno a 220 °C por 25 minutos, com o calor ativado e desativado. Espere um pouco até que a estrela esfrie antes de comê-la, pois isso facilitará a puxar os pedaços com a mão.



6. Pão de rosas

Ingredientes:


Massa de pão;
Manteiga para untar a forma;
1 ovo;
Açúcar de confeiteiro.

Passo a passo:

1. Abra a massa e corte-a com um copo em círculos com cerca de 8 cm de diâmetro.

2. Para cada rosa, coloque três círculos de massa ligeiramente sobrepostos em fila e, em seguida, enrole-os.

3. Corte o rolinho ao meio.

4. Em seguida, coloque os rolos cortados ao meio na vertical em uma forma untada. Deixe repousar por 10 minutos antes de pincelar com um ovo batido e asse a 220 °C por 25 minutos, com a circulação de ar ativada.

5. Espere o pão esfriar e depois polvilhe com açúcar - assim eles ficam mais bonitos e gostosos!



7. Pão de vime

Ingrediente:


Massa de pão

Passo a passo

1. Faça uma bola com 2/3 da massa. A cubra e deixe que ela cresça por meia hora. 

Abra o restante da massa sobre uma uma superfície enfarinhada, a deixando com uma espessura fina. Para obter as linhas retas que precisamos, pressione uma grade de metal sobre a massa.

2. Corte as tiras de massa que você acabou de marcar com a grade.

3. Em seguida, coloque a bola de massa no centro de uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque três tiras de massa em forma de estrela no topo.

4. Teça as tiras como se fossem uma cesta e esconda as pontas sob a massa. 

5. Cubra a massa tecida e deixe descansar por 20 minutos antes de assá-la a 240 °C por 20 minutos, com o calor de cima e de baixo ativado. Em seguida, abaixe o fogo para 200 °C e asse o pão trançado por mais 15 minutos ou até dourar.



Com estas 7 dicas você pode criar pães maravilhosos. O resultados falam por si!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »