AtaNews Publicidade 728x90
24/12/2018 às 10h54min - Atualizada em 24/12/2018 às 10h54min

Está na dúvida? Saiba como montar as ceias de fim de ano

Guia da Cozinha
Foto: Divulgação
As ceias de fim de ano são sempre um questionamento para essa época de ano. Quais são os pratos que estarão presentes na mesa, à espera do papai noel e/ou, então, da entrada de um novo ano? Para sanar essa dúvida, algumas etapas da ceia para esse dia podem ser definidos. São eles: entrada, acompanhamentos, prato principal e sobremesa.

Por mais que essas opções possam ser confundidas durante a refeição, cada uma tem uma particularidade a contribuir com a refeição de modo a tornar o momento natalino ou alegria de Réveillon ainda mais saborosa.

Quer arrasar nas ceias de fim de ano sem fugir do convencional? Saiba o que o chef de cozinha Fernando Santos indicou para deixar a ceia ainda mais gostosa!

Entradas

Com refeições baseadas em um clima tipicamente temperado, como o estadunidense e canadense, as ceias brasileiras merecem uma adaptação para que as comidas não se tornem pesadas. Segundo Fernando Santos ,“como temos um final de ano um pouco quente, o ideal é priorizar coisas frescas e refrescantes. Legumes, verduras e ervas são uma boa pedida, e isso acaba por incluir os vegetarianos e veganos também”.

 Veja a receita de uma opção para entrada abaixo:

Guacamole original



Acompanhamentos


Os acompanhamentos para o Natal não são diferentes. Fáceis, podem dar uma nova característica para a ceia. O arroz com uvas passas, por exemplo, talvez seja o mais famoso e também mais polêmico desta lista. A farofa é também um dos pontos altos.  Para não deixar a ceia tão pesada com os acompanhamentos que têm um papel secundário, algumas opções podem ser válidas.“A ideia é pegar leve nos acompanhamentos, como farofa, arroz especial, lentilha e cuscuz. Até no molho da carne, preferir um molho com suco de frutas ou vinho e não exagerar na manteiga ou óleo nesses molhos”.

Farofa molhadinha de Natal



Principais


Os pratos principais do natal e do Ano-Novo são, geralmente, os mais aguardados. As carnes que marcam as ceias devem ser temperadas com antecedência.

“Fazer o seu assado com o seu próprio tempero, por exemplo, é possível com uma boa organização. Não deixar as coisas para a última hora e fazer tudo com muito carinho é o caminho”.

Chester ao molho de laranja



Como prato principal para os vegetarianos, Fernando indica uma outra receita.“O que fica muito bom e combina muito bem em ceias de fim de ano para vegetarianos é um quibe de soja assado recheado com cream cheese ou queijos”.


Bebidas

Outra parte que merece destaque na ceia é a bebida. Fernando aconselha: “para quem vai de bebida alcoólica, minha sugestão é um espumante ou vinho branco que são ideais em baixas temperaturas, além das maravilhosas caipirinhas, que unem gelo, frutas da época e vodka ou cachaça”. Opções sem álcool também podem ser uma das opções para a ceia de fim de ano. “Para quem preferir bebidas sem álcool, os sucos de frutas ou água saborizada, com laranja e hortelã são bem refrescantes e possibilita bastante requinte à mesa”, revela o chef de cozinha.

Dica para a ceias de fim de ano rápidas

Está sem tempo? Que tal programar uma ceia rápida? Para isso, algumas dicas podem facilitar o processo de produção e armazenamento. “No dia anterior, tempere a sua carne (prato principal) e deixe marinar”, revela o chef de cozinha.

Enquanto a carne assar no dia seguinte, faça os acompanhamentos, como o arroz, as saladas e as sobremesas. “Se não tiver tempo para a sobremesa, uma salada de frutas é rápida, prática e é possível produzir com as frutas disponíveis em casa (maçã, banana, laranja, abacaxi, uva, morango…)”, encerra Fernando.
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »