AtaNews Publicidade 728x90
14/04/2024 às 18h29min - Atualizada em 14/04/2024 às 18h29min

Incríveis imagens feitas do espaço mostram sombra do eclipse solar na Terra

Registros foram captados por satélites e pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional

History
Foto: Nasa
O eclipse solar total de 8 de abril, que foi visível em partes do Hemisfério Norte (especialmente nos EUA, Canadá e México), também foi observado de outro ângulo: do espaço. Imagens incríveis feitas a partir de satélites e da Estação Espacial Internacional mostram a sombra produzida no momento em que a Lua se moveu na frente do Sol, cobrindo-o integralmente. 

Visão ampla
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) fez as imagens usando seus Satélites Ambientais Operacionais Geoestacionários (GOES). Um dos registros mais impressionantes foi feito pelo satélite meteorológico GOES-16, que rastreou a sombra da Lua a partir de uma visão mais ampla, mostrando todo o globo terrestre.

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) também captaram uma imagem da sombra enquanto a Lua bloqueava completamente o Sol. Os satélites Starlink da SpaceX também registraram o fenômeno.

Tipos de eclipse do Sol:
Eclipse solar parcial: É o tipo de eclipse solar mais comum, além de ser o início e o final de qualquer tipo de eclipse. Enquanto ocorre, é possível observar uma parte do Sol escurecida pela Lua.

Eclipse solar total: Quando a Lua oculta totalmente o disco solar e se encontra relativamente próxima à Terra, de modo que a ponta de sua sombra em forma cônica toca a superfície terrestre.

Eclipse solar anular: Ocorre quando a Lua está longe o suficiente da Terra para escurecer o centro do disco solar, embora neste caso a ponta de sua sombra não toque a superfície da Terra.

Eclipse solar híbrido: Esse raro tipo de eclipse começa como um eclipse solar total, porque a sombra da Lua não toca a superfície curva da Terra nos extremos, com uma faixa extremamente estreita da sombra da Lua atingindo a superfície da Terra. Assim, ele combina um eclipse anular visto de alguns pontos da Terra e um eclipse total a partir de outros, a depender do horário do dia.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »