AtaNews Publicidade 728x90
25/01/2024 às 13h10min - Atualizada em 25/01/2024 às 13h10min

Potencialmente perigoso: NASA consegue abrir cápsula com amostras do asteroide Bennu

Após meses de tentativas frustradas, a agência espacial finalmente acessou o material coletado do objeto espacial

History
NASA/ROBERT MARKOWITZ/DIVULGAÇÃO
A NASA finalmente conseguiu abrir a cápsula que contém amostras do asteroide Bennu coletadas pela missão OSIRIS-Rex. O material chegou à Terra em setembro, mas problemas técnicos impediram a abertura do recipiente. O estudo do seu conteúdo trará informações sobre o objeto espacial, considerado potencialmente perigoso.

Parafusos presos
Anteriormente, os pesquisadores da NASA haviam recuperado cerca de 70g das amostras do lado externo da tampa da cápsula (material que continha carbono e água). Mas, os cientistas não conseguiram abrir o recipiente porque dois de seus parafusos estavam presos. Para superar esse inconveniente, foram projetadas duas novas ferramentas com brocas personalizadas.

bertura da cápsula com amostras do asteroide Bennu (Imagem: NASA/James Blair/Divulgação)
As ferramentas foram fabricadas com um tipo específico de aço inoxidável cirúrgico não magnético para evitar a contaminação do material. Isso possibilitou o acesso completo ao conteúdo da cápsula que transporta as amostras. Os cientistas esperam analisar detalhadamente o material para estudar sua composição e utilizar essas informações para reconstruir a história de nosso sistema solar. A possível presença de compostos orgânicos nas amostras poderia oferecer informações valiosas sobre a origem da vida. 

O asteroide Bennu, que tem diâmetro de aproximadamente 490 metros, tem sua trajetória acompanhada com atenção pelos astrônomos. De acordo com a NASA, esse objeto espacial tem uma chance em 2.700 de atingir a Terra no ano de 2182. Mesmo que a possibilidade seja remota, isso faz dele o asteroide potencialmente perigoso que oferece o maior risco de colisão contra o nosso planeta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »