AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2024 às 12h56min - Atualizada em 15/01/2024 às 12h56min

Como são formadas as belas dunas nas praias?

Por meio da ação dos ventos sobre as rochas ou sobre a areia, segmentos se acumulam em obstáculos e formam esse cenário que pode alcançar quilômetros de extensão

Assessoria de imprensa
Créditos: Flavio Leão/iStock

Presentes em praticamente todos os territórios brasileiros, as dunas são formações de montes de areias que encantam pelo formato e pela beleza. Podendo ser criadas a partir da ação dos ventos ou pela ação das correntes marítimas e chegar a centenas de metros de altura, cercadas ou não por vegetação e belas piscinas naturais, o fato é que as dunas promovem grande fascinação em quem as observa.

 

As dunas provêm basicamente do acúmulo de materiais transportados pelo vento e acumulados em determinado ponto. Geralmente esses materiais são partículas de rochas que se desgastam pela erosão eólica ou areia, geralmente feitos de quartzo. As dunas podem ser migratórias ou bem estabelecidas, processo este que pode levar milhares de anos.

 

Por conta dessa particularidade, somente regiões tropicais e desérticas possuem dunas. Na prática, o vento transporta os sedimentos, que por sua vez acabam parando e se acumulando em algum obstáculo ou elevação do solo. No Brasil, praticamente todas as dunas se encontram em território litorâneo e são pontos importantes para o turismo regional.

 

As dunas podem ser de vários tipos, a depender de sua morfologia. A barcana possui formato de meia-lua e está presente em regiões de ventos moderados que seguem uma direção única. O formato chamado barcanoide é bastante encontrado no litoral brasileiro, mas difere do primeiro: neste, a vegetação geralmente impede um fornecimento grande de areia.

 

As parabólicas apresentam um desenho mais fechado e se formam em direção contrária àquela da corrente de vento. São comuns em regiões com presença de fortes ventos e muita areia disponível. Já a duna estrela é aquela formada por ventos vindos das mais diversas direções e com um estoque grande de areia. Essa formação é encontrada em um dos maiores desertos do mundo, o da Namíbia, com 31 mil quilômetros quadrados.

 

As dunas formam um ecossistema todo próprio, abrigando fauna e flora específicas. No Brasil, as dunas são áreas de preservação ambiental, mas abertas à visitação, caso das mais famosas, como os Lençóis Maranhenses, Genipabu, Jalapão e Garopaba, por exemplo. Curiosamente, uma das maiores dunas do mundo também está na América do Sul. É a duna Cerro Blanco, no Peru, com mais de 700 metros de altura.

 

As dunas exercem importantes funções para o território litorâneo: reduzem a penetração da água do mar no lençol freático, contêm a força dos ventos, retêm o avanço da água do mar, entre outras, e trazem equilíbrio para os ecossistemas. Para conferir de perto essas belezas, garantir um hotel em Natal e visitar as dunas de Genipabu é um passeio e tanto. A visitação é feita de buggy, podendo ser com ou sem adrenalina.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »