AtaNews Publicidade 728x90
10/01/2024 às 12h28min - Atualizada em 10/01/2024 às 12h28min

NASA adia próximo pouso de astronautas na Lua

Prevista para acontecer em 2025, agora a Missão Artemis III só deve ser lançada no ano seguinte

History
Foto: NASA/DIVULGAÇÃO
NASA adia próximo pouso de astronautas na Lua
Prevista para acontecer em 2025, agora a Missão Artemis III só deve ser lançada no ano seguinte

A NASA anunciou que resolveu adiar a próxima viagem tripulada ao solo da Lua. A missão Artemis III, que estava prevista para pousar no satélite natural em 2025, não deve acontecer antes de 2026. Essa deverá ser a primeira vez que humanos pisarão na superfície lunar após mais de 50 anos.

Motivos do atraso
A principal razão para o atraso envolve o desenvolvimento do Starship, o gigantesco sistema de foguetes e espaçonaves da SpaceX, que deverá transportar astronautas da órbita lunar ao polo sul da Lua. Dois voos de teste do Starship em 2023 terminaram em explosões. Além disso, os uniformes que os astronautas usarão na missão ainda não estão prontos. 

"Não voaremos até que estejamos prontos", disse Bill Nelson, administrador da NASA, durante uma entrevista coletiva. A agência espacial também está adiando para setembro de 2025 a missão Artemis II, na qual quatro astronautas voarão ao redor da Lua sem pousar. Anteriormente, esta viagem estava prevista para acontecer no final deste ano.

Quatro astronautas serão enviados na missão Artemis III (entre eles, a primeira mulher e a primeira pessoa de uma etnia que não seja a branca a pisar na Lua). A tripulação viajará a bordo da espaçonave Orion, que partirá do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O local de pouso da missão da NASA será uma região que os humanos nunca exploraram antes: o Polo Sul lunar. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »