AtaNews Publicidade 728x90
04/01/2024 às 18h27min - Atualizada em 04/01/2024 às 18h27min

Médico ensina como lidar com os enjoos em viagens

Para muitas pessoas, a partir das próximas semanas terá início a temporada de férias. Entretanto, para quem pretende viajar e sofre com a cinetose, uma indisposição que vem acompanhada de alguns sintomas e que está ligada ao movimento, o momento pode se transformar em total desconforto.

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Segundo o médico otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva, do Hospital Santa Casa de Mauá, a cinetose são os enjoos causados por movimentos, acompanhados por dor de cabeça, vômito, tontura, náuseas, palidez, sudorese e, até palpitações. “Esse mal-estar surge a partir de uma confusão no aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio, já que o cérebro recebe essas informações de formas divergentes dos olhos, do ouvido e do corpo”. 
 
Os gatilhos para a cinetose não são totalmente esclarecidos e podem ter mais de uma causa envolvida, como por exemplo, uma doença otoneurológica. Por isso, é importante consultar um otorrinolaringologista para a avaliação e tratamento.
 
Esses sintomas em viagens podem ser evitados com medicamentos e com alguns cuidados como descanso e refeições leves. Em avião, ônibus e carros, o ideal é buscar um assento na parte da frente e abrir a janela quando possível. Em navios, mantenha o olhar no horizonte. Evite também a leitura durante as viagens e o uso de celular; não fumar e não ingerir café e bebidas alcoólicas antes ou durante as viagens.
 
Segundo o médico especialista, alguns alimentos podem piorar ainda mais o enjoo, principalmente aqueles que levam ao aumento da sensibilidade do labirinto, como doces, chocolates e alimentos ricos em cafeína. “O problema também pode ser sentido em brinquedos de parques de diversão, no mar, em jogos de videogame ou até ao assistir alguns filmes em 3D”, explica o otorrinolaringologista Thiago Brunelli Resende da Silva. 
 
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ .

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »