AtaNews Publicidade 728x90
23/10/2023 às 16h09min - Atualizada em 23/10/2023 às 16h09min

Por que os bichos-preguiça se movem tão lentamente?

Mamíferos comumente conhecidos por se movimentarem devagar, esses animais podem se beneficiar da lentidão em seu estilo de vida. Por sua importância na biodiversidade.

National Geographic
FOTO DE JUAN ARREDONDO
As preguiças (ou bichos-preguiça) são fáceis de se distinguir para além de suas características físicas. Isso porque todas as seis espécies desses animais, divididas em duas famílias – a Megalonychidae, que é a preguiça de dois dedos, e a Bradypodidae, a preguiças de três dedos – elas se destacam pela lentidão. São lentas não só em como se movimentam e sobem em árvores, como também na forma que se alimentam, informa a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados voltada para a educação. 

Especificamente, as preguiças de três dedos se movem a uma velocidade de 7 centímetros por segundo. Já as preguiças de dois dedos são um pouco mais rápidas, informa a Parceria Pan-Americana de Conservação (PPCP), uma organização sem fins lucrativos de conservação da vida selvagem. Mas essa capacidade de se mover a uma velocidade tão lenta está relacionada ao seu modo de vida. 

Descubra o porquê dessa característica dos bichos-preguiça.

Por que as bichos-preguiça são tão lentos?
A resposta tem uma explicação científica. A lentidão desses animais se deve a adaptações em relação à sua dieta. Como explica a enciclopédia, essa espécie de mamífero tem uma dieta baseada em folhas, a qual possui pouquíssimas calorias e é pobre em nutrientes.

Por isso, o estilo de vida arbóreo das preguiças e seus movimentos lentos favorecem seu metabolismo e permitem que eles conservem e economizem energia.

 "O corpo de uma preguiça pode levar semanas para processar algo que outro animal poderia digerir em questão de horas".

Além disso, esses animais têm uma fisiologia heterotérmica, o que significa que eles não têm controle perfeito da própria temperatura corporal, que pode variar de 25°C a 35°C, mas também pode cair para 20°C graus, temperatura na qual esses animais entram em um estado de torpor.

A “preguiça” dos bichos-preguiça beneficia ou prejudica esses animais?
A marcha lenta dos bichos-preguiça tem aspectos positivos e negativos. O lado positivo, como aponta a Britannica, é que, ao se moverem lentamente, eles não atraem a atenção dos predadores.

Além disso, alguns têm pelos verdes gerados pela coloração das folhas que comem, o que também os ajuda a se camuflar entre as folhas.

Por outro lado, essa lentidão também coloca os animais em risco se necessitam, por exemplo, atravessar estradas. Isso ocorre porque esses animais podem levar até 5 minutos para cruzar de um lado a outro. Isso reforça a recomendação da associação panamenha sobre a importância de não fragmentar o habitat dos bichos-preguiça.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »