AtaNews Publicidade 728x90
13/10/2023 às 12h44min - Atualizada em 13/10/2023 às 12h44min

OS CORPOS REALMENTE EXPLODEM NO CREMATÓRIO?

Assessoria de imprensa
Imagem/Divulgação
A resposta curta é sim, explosões em crematórios podem acontecer. Mas elas são extremamente raras. Entenda.

Explosões em crematórios são o assunto de lendas urbanas e filmes de terror. Mas elas são realmente reais? A resposta curta é sim, explosões em crematórios podem acontecer. Mas elas são extremamente raras. E elas não são causadas por cadáveres explodindo, como se acredita comumente.

Em vez disso, explosões em crematórios são tipicamente causadas por objetos inanimados que foram acidentalmente deixados com ou no corpo. Esses objetos podem incluir dispositivos eletrônicos, equipamentos médicos e até explosivos.

Por exemplo, em 2018, um coco explodindo deixado em um caixão causou um incidente em Bolton, no Reino Unido. E em 2023, uma cremação explosiva ocorreu em Boston, Massachusetts, quando uma arma carregada deixada com o corpo de alguma forma passou despercebida pela equipe.

Equipamentos médicos salva-vidas também podem se tornar um perigo se ninguém pensar em removê-los de um cadáver. De acordo com um estudo publicado pelo JRSM, metade de todos os crematórios no Reino Unido já lidaram com explosões relacionadas a marcapassos. Em um caso particularmente desastroso, um marcapasso deixado em um corpo na França destruiu um forno de crematório quando explodiu com a força de 2 gramas de TNT.

Os próprios cadáveres também podem se tornar explosivos, mas isso é extremamente raro. Isso pode acontecer se o corpo for permitido decompor por muito tempo. Isso ocorre porque o processo de putrefação produz gases que podem ser inflamáveis. No entanto, os procedimentos de embalsamamento normalmente retardam esse processo, tornando improvável que um cadáver humano exploda durante a cremação.

O lugar mais provável para um cadáver explodir é em um mausoléu. Corpos colocados acima do solo em mausoléus às vezes podem explodir devido a um acúmulo de gás no caixão hermeticamente fechado. Isso é conhecido como “síndrome do caixão que explode”.

Portanto, embora as explosões em crematórios sejam raras, elas podem acontecer. É importante que os diretores funerários estejam cientes dos potenciais perigos e tomem medidas para evitá-los.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »