AtaNews Publicidade 728x90
11/10/2023 às 09h34min - Atualizada em 11/10/2023 às 09h34min

Aprenda as regras oficiais do Uno para jogar certo e vencer

Podendo ter de 2 a 10 participantes, o Uno é o jogo ideal para diversão, estratégia e encontro com amigos; veja as verdadeiras regras e arrase nas partidas

Assessoria de imprensa
Créditos: iStock
O Uno é um dos jogos mais populares da atualidade. Uma ótima opção de diversão para encontros com amigos ou familiares e até mesmo em festas, o Uno é um jogo estratégico, mas muito divertido.
 
Se você quer aprender a jogar ou conferir as verdadeiras regras do jogo, confira o conteúdo a seguir.
 
Jogo Uno
O Uno é um jogo de cartas criado nos Estados Unidos, na década de 1970. Sua indicação é a partir dos 7 anos, e pode ter de 2 a 10 jogadores. Aqui, no Brasil, ele pertence a Mattel, e é um dos jogos mais vendidos.
 
Regras do jogo
Para ganhar o jogo, o participante precisa se livrar de todas as cartas que tiver nas mãos. O baralho vem com cartas de quatro cores: amarelo, azul, verde e vermelho, com número de 0 a 9. Além delas, há as cartas de ação especial: inverter (seta circular); bloqueio (quadrado); mais 2 (+2); curinga (+4); curinga troca de cor.
 
Preparando a partida
Para os jogadores se prepararem para a partida, é preciso embaralhar as cartas. Depois são distribuídas aleatoriamente 7 cartas para cada participante.
 
As cartas que restarem não se destinam a ninguém, mas, sim, são depositadas no centro da mesa de jogo, como um montante para ser “comprado”. A carta que estiver no topo é virada e colocada ao lado, criando uma pilha para descarte.
 
Começando o jogo
Após essa preparação, o participante à esquerda de quem preparou a distribuição e as pilhas começa, e o jogo continua em sentido horário.
 
O primeiro participante joga uma carta que corresponda ou à cor, ou ao número da carta da pilha de descarte. Um exemplo: se a carta dessa pilha for um “8 azul”, o jogador pode jogar qualquer carta azul ou qualquer “8” de outras cores.
 
Caso a pessoa não tenha uma carta correspondente, é preciso comprar na pilha de compra. É preciso repetir o processo até a compra ser de uma carta jogável.
 
Caso o participante tenha cartas de ações especiais, estas podem ser lançadas:
 
  • Inverter: inverte a direção dos participantes.
  • Bloqueio: o próximo jogador é bloqueado dessa rodada.
  • Mais 2: o próximo jogador deve comprar 2 cartas e não joga a rodada.
  • Curinga (+4): o jogador escolhe a cor, e o próximo jogador precisa comprar 4 cartas e não joga a rodada.
  • Curinga troca de cor: o jogador escolhe a cor e continua normalmente.
 
Quando um participante tiver apenas uma carta na mão, é preciso gritar “Uno”. Quem se livrar de todas as cartas ganha a rodada do jogo.
 
Os jogadores restantes recebem pontos, conforme as cartas que ainda têm na mão, quando alguém ganha. Uma carta “5” vale 5 pontos, por exemplo, as cartas especiais valem 20 pontos e o curinga troca de cor vale 50 pontos.
 
O participante de pontuação mais baixa depois de um número determinado de rodadas é o vencedor geral.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »