AtaNews Publicidade 728x90
01/09/2023 às 14h10min - Atualizada em 01/09/2023 às 14h10min

Cientista da NASA afirma ter certeza da existência de vida extraterrestre no Sistema Solar

History
Imagem/Divulgação Nasa
Michelle Thaller, cientista do Goddard Space Flight Center, da NASA, disse ter certeza da existência de vida alienígena no Sistema Solar. Em entrevista ao jornal britânico de The Sun, a pesquisadora afirmou ainda que acredita que um dos locais com maiores probabilidade de abrigar seres vivos fora da Terra seja Vênus.

Vida em outros planetas
"Eu definitivamente acho que encontraremos vida em outro planeta", disse ela ao periódico. “Acredito que no nosso próprio Sistema Solar estamos bastante próximos disso, mas mais uma vez não temos 100% de certeza disso", prosseguiu. “Vemos possíveis sinais de vida na atmosfera de Vênus", afirmou, acrescentando que a vida também pode existir debaixo do gelo nas luas geladas de Júpiter e Saturno. 

Planeta Vênus
A pesquisadora demonstrou entusiasmo em especial com o potencial que Vênus tem para abrigar vida. Isso porque um estudo de 2020 sugeriu que micróbios poderiam viver em suas nuvens. "Vênus é agora um local onde vemos algo na atmosfera que se parece muito com o que poderia ser produzido por bactérias", afirmou.

Apesar de ter semelhanças em tamanho, massa e composição com a Terra, Vênus difere significativamente nas condições térmicas e atmosféricas. Embora a Terra tenha uma atmosfera habitável, em Vênus a temperatura em sua superfície chega a 465°C e a pressão é 92 vezes maior que em nosso planeta.

Embora a superfície do planeta seja extremamente inóspita, acredita-se que certas condições na sua densa cobertura de nuvens possam favorecer o desenvolvimento de formas de vida microscópicas. Essas condições incluem a presença de luz solar, nutrientes e vestígios de água.

De acordo com uma hipótese científica, quando a superfície de Vênus se tornou mais inóspita, é possível que os microrganismos tenham migrado para a atmosfera, onde as condições são mais estáveis e menos extremas. Isso poderia oferecer uma explicação de como esses microrganismos poderiam estar flutuando na atmosfera do planeta.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »