AtaNews Publicidade 728x90
18/08/2023 às 20h30min - Atualizada em 18/08/2023 às 20h30min

Pesquisadores encontram no Himalaia uma "cápsula do tempo" com 600 milhões de anos

A descoberta de gotas de água que remontam ao período de glaciação global pode ajudar a entender a evolução dos oceanos e da vida na Terra

History
Foto: Divulgação INSTITUTO INDIANO DE CIÊNCIAS
Pesquisadores encontraram gotas de água com milhões de anos de idade, presas em depósitos minerais da cordilheira do Himalaia Ocidental. Os cientistas afirmam que essa descoberta é uma espécie de "cápsula do tempo” que preserva oceanos antigos. Um estudo sobre o tema, assinado por especialistas do Instituto Indiano de Ciências e da Universidade de Niigata, no Japão, foi publicado no periódico Precambrian Research.

Glaciação "bola de neve"
Os cientistas acreditam que entre 700 e 500 milhões de anos atrás, espessas camadas de gelo cobriram a Terra por um período prolongado, chamado de glaciação "bola de neve" (um dos principais eventos glaciais da história da Terra). Depois disso, houve um aumento na quantidade de oxigênio na atmosfera do planeta, chamado de Segundo Grande Evento de Oxigenação, que acabou levando à evolução de formas de vida complexas. 

Até agora, devido à falta de fósseis bem preservados e ao desaparecimento dos oceanos do passado, os cientistas não entendiam exatamente como esses dois eventos se conectavam. Agora, a descoberta das rochas marinhas no Himalaia pode fornecer algumas respostas que podem ajudar a desvendar o mistério.

“Não sabemos muito sobre os oceanos do passado”, disse Prakash Chandra Arya, líder do estudo. “Quão diferentes ou semelhantes eles eram em comparação com os oceanos atuais? Eles eram mais ácidos ou básicos, ricos ou deficientes em nutrientes, quentes ou frios, e qual era sua composição química e isotópica?”, questionou. 

Os pesquisadores acreditam que os depósitos descobertos agora podem fornecer informações sobre as antigas condições oceânicas, como pH, química e composição isotópica, que até agora eram apenas teorizadas. Essas informações podem ajudar a responder a perguntas relacionadas à evolução dos oceanos e da vida na Terra.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »