15/05/2023 às 11h21min - Atualizada em 15/05/2023 às 11h21min

Nariz grande em humanos foi herdado dos neandertais, diz novo estudo

Gene pode ter ajudado nossos ancestrais a se adaptar a climas mais frios quando saíram da África

Foto: Divulgação
O material genético dos neandertais herdado pelos humanos afeta o tamanho de nossos narizes. De acordo com os pesquisadores, um gene responsável por essa característica pode ter sido o produto da seleção natural que remonta à época em que nossos ancestrais se adaptaram a climas mais frios depois de deixar a África. A descoberta foi divulgada em um estudo publicado na revista Communications Biology.

Gene neandertal
O estudo usou dados de mais de seis mil voluntários em toda a América Latina, de ascendência mista europeia, indígena e africana. Os participantes foram recrutados no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Os pesquisadores compararam as informações genéticas dos participantes com fotografias de seus rostos (observando especificamente as distâncias entre diferentes pontos, como a ponta do nariz ou a borda dos lábios) para ver como diferentes traços faciais são associados à presença de diferentes marcadores genéticos.

Comparação da altura nasal entre um crânio de humano moderno (esq) e de neandertal (dir) (Imagem: Dr Kaustubh Adhikari, UCL, via EurekAlert)

Os pesquisadores identificaram 33 regiões do genoma associadas ao formato do rosto, 26 das quais foram capazes de replicar em comparação com dados de outras etnias, usando participantes do leste da Ásia, Europa ou África. Em uma região do genoma em particular, chamada ATF3, os pesquisadores descobriram que muitas pessoas em seu estudo com ascendência indígena (assim como outras com ascendência do leste asiático de outra coorte) tinham material genético neste gene que foi herdado dos neandertais, contribuindo ao aumento do tamanho do nariz.

O estudo também revelou que essa região do gene apresenta sinais de seleção natural, sugerindo que essa característica oferecia uma vantagem aos portadores desse material genético. “Há muito tempo se especula que a forma de nossos narizes é determinada pela seleção natural. Como nossos narizes podem nos ajudar a regular a temperatura e a umidade do ar que respiramos, narizes de formatos diferentes podem ser mais adequados aos diferentes climas em que nossos ancestrais viveram. O gene que identificamos aqui pode ter sido herdado dos neandertais para ajudar os humanos a se adaptar a climas mais frios quando nossos ancestrais se mudaram da África”, afirmou Qing Li, pesquisador da Universidade Fudan, na China, e líder do estudo.