AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2023 às 11h43min - Atualizada em 16/02/2023 às 11h43min

Confira os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos

Maria Gabriela
Assessoria de imprensa, Ricardo Boni

Muitas vezes atrasos e cancelamentos de voos são inevitáveis, não é mesmo? Seja pela instabilidade climática, greves de colaboradores ou, até mesmo, falhas técnicas, tudo isso acaba impactando o sistema aéreo e, consequentemente, os passageiros. 

 

Ainda assim, há formas de lidar com esses imprevistos e recorrer aos seus direitos como consumidor, seja receber o reembolso da passagem aérea ou ser realocado em um novo voo, por exemplo. Além disso, é possível saber os aeroportos que mais sofrem com os atrasos e cancelamentos. 

 

Neste texto, reunimos dicas para enfrentar esse tipo de problema, além de uma lista com os 7 aeroportos brasileiros que mais geram dores de cabeça aos viajantes. Confira a seguir! 

Aeroportos com mais atrasos e cancelamentos

Um levantamento realizado pelo E-Investidor, a partir do banco de dados da empresa AirHelp, listou os 7 aeroportos brasileiros que mais registraram atrasos e cancelamentos em 2021. Veja abaixo!

 
  1. Guarulhos (SP)

  2. Viracopos (SP)

  3. Recife (PE)

  4. Santos Dumont (RJ)

  5. Brasília (DF)

  6. Congonhas (SP)

  7. Confins (MG)

 

De acordo com os dados, os aeroportos do estado de São Paulo são os que mais apontam imprevistos, especialmente o maior do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos. Cerca de 3 milhões de passageiros foram impactados pelos atrasos e cancelamentos. Nesses casos, as companhias aéreas são responsáveis pelos ressarcimentos, suporte e reacomodação dos consumidores. 

Como lidar com os atrasos e cancelamentos?

Caso você seja um dos passageiros que sofreu com um atraso ou cancelamento de um voo, é importante que você saiba que a companhia aérea é responsável por realocá-lo, ressarci-lo e, quando houve mais de 4 horas de atraso, é necessário que ela ofereça alimentação e, se preciso, acomodação. 

 

Vale ressaltar que cada caso é individual, mas é possível que você tenha direito a uma indenização de até 10 mil reais, tanto em casos de cancelamento quanto em atrasos de mais de 2 horas. 

 

No momento em que você é notificado que o seu voo atrasou ou foi cancelado, é fundamental entrar em contato com a companhia aérea e aguardar que eles tomem as medidas necessárias e que são do seu direito, como colocá-lo em um novo voo ou oferecer reembolso da passagem aérea, por exemplo. 

 

Quando se trata de um atraso, a legislação brasileira prevê os seguintes suportes: 

 
  • A partir de uma hora: oferecer comunicação, como internet e telefone; 

  • A partir de 2 horas: oferecer alimentação, seja em formato de voucher ou distribuição de lanches; 

  • A partir de 4 horas: dar hospedagem em caso de pernoite no aeroporto e transporte de ida e volta ao local. Caso o passageiro esteja na cidade em que reside, a companhia pode oferecer transporte de ida e volta para casa. 

 

Se o passageiro se sentir lesado, seja por perda de hospedagem ou conexão, por exemplo, ele pode solicitar uma indenização, ainda que tenha recebido todo o suporte da empresa. Nos casos de cancelamento, o passageiro tem as seguintes opções: 

 
  • Receber reembolso da passagem aérea, incluindo a taxa de embarque; 

  • Ser realocado em um novo voo da mesma ou em outra companhia; 

  • Remarcar o voo sem custo. 

 

É importante registrar todo o processo de suporte que a companhia oferece, além de guardar documentos que comprovem o cancelamento do voo, como cartão de embarque. Novamente, caso se sinta lesado, é possível entrar com um pedido de indenização. 

 

Então, lembre-se de sempre estar atualizado sobre os seus direitos e, se necessário, solicite uma indenização. Em períodos de alta demanda, como festas de final de ano e férias de verão, é ainda mais comum que aconteçam atrasos e cancelamentos. 

 

Com isso, você acaba tendo a sua viagem afetada. Não deixe de recorrer e solicitar que a companhia aérea ofereça todo o suporte necessário. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »