AtaNews Publicidade 728x90
09/02/2023 às 18h06min - Atualizada em 09/02/2023 às 18h06min

Melhora do cenário da leitura no Brasil está ao encontro de objetivos da 'BiciBiblioteca'

Projeto segue em Araçatuba até abril, viabilizando o acesso os livros de forma inusitada, incentivando o hábito de ler entre jovens e pessoas de diversas faixas etárias

Assessoria de imprensa, Talita Rustichelli
Foto: Yago Monteiro

De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (realizada pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência), que avalia o comportamento leitor do brasileiro, alguns dos resultados não foram muito animadores neste quesito. De 2015 a 2019, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, boa parte deles nas faixas etárias de 14 a 17 e 18 a 24 anos, chegando a oito pontos percentuais de diferença. 

Entre os motivos que impactaram nestes resultados, está o fato de a internet, as redes sociais e aplicativos de mensagens terem ganhado muito espaço entre as atividades preferidas no tempo livre entre os entrevistados. Desta forma, os objetivos da BiciBiblioteca estão relacionados à mudança deste cenário:  como um recurso divertido que leva o livro até a população e oferece gratuitamente acesso a títulos de diversos gêneros e autores para idades diversas, o projeto propõe a troca de livros por um meio um tanto inusitado, como uma forma de incentivar as pessoas a lerem mais. 

A BiciBiblioteca chegou a Araçatuba em janeiro e permanece na cidade até abril (em datas divulgadas a cada mês), a fim de incentivar a leitura principalmente por meio da troca de livros e também de mediação. A bicicleta fica posicionada no estacionamento do supermercado Atacadão, patrocinador local do projeto, aos sábados, e na Praça Getúlio 

 

Vargas, aos domingos, sempre das 9h às 14h. Em fevereiro, as datas são: 4, 5, 11, 12, 25 e 26. Além da troca de livros realizada nos dois espaços citados, a "Bici" prevê ações em entidades assistenciais do município - incluindo doações de títulos. 

 

Como destaca a coordenadora de comunicação do projeto, Chimeni Maia, para que a leitura se torne algo prazeroso, é preciso oferecer acesso aos livros de forma contínua e lúdica. A Bicibiblioteca, então, além de incentivar os leitores já assíduos, pode viabilizar os primeiros passos para que crianças, jovens e adultos criem o hábito da leitura e aproveitem seus benefícios. 

 

O acervo da Bicibiblioteca oferecido para as trocas conta com títulos e gêneros variados, com foco em temáticas de preservação ambiental e diversidade, e vão desde obras de literatura para todas as idades, até livros de culinária, profissionalizantes, biografias, poesia, contos e crônicas, entre outros.


Foto: Yago Monteiro
 

Projeto 

Além de Araçatuba, a "bike dos livros" já passou pelas cidades de Canoinhas (SC), Três Barras (SC), Pacajus (CE) e Cambé (PR), e em breve estará nas capitais (São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE).Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita. 

 

A seleção do acervo foi feita inicialmente por meio da coordenadora pedagógica Marta Pinto Ferraz e por Fabiana Maugé, idealizadora da BiciBiblioteca e diretora da FGM Produções Culturais. As editoras Saber e Ler e Nano Books são parceiras e forneceram gratuitamente mais de 1000 livros para o projeto. Além dos títulos oferecidos diretamente pelo projeto, os livros fornecidos pela população também são disponibilizados para trocas. A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa Atacadão, apoio da Prefeitura de Araçatuba, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

 

O projeto pode ser acompanhado nas redes sociais nos seguintes endereços: www.instagram.com/bicibiblioteca e www.facebook.com/bicibiblioteca.

 

Sobre a FGM Produções 

A FGM é uma produtora com mais de vinte anos de experiência em marketing cultural e atua no desenvolvimento de políticas corporativas de investimentos sociais e culturais, gerenciamento de patrocínios, elaboração e produção de projetos. O foco da empresa é o desenvolvimento de projetos de democratização e ampliação do acesso à cultura. 

 

Sobre o Atacadão

Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase mais de 200 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com cerca de 70 mil colaboradores, possui mais de 300 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br ) .

 

Serviço

 

BICIBIBLIOTECA

 

Estacionamento do Atacadão

Rua Clibas de Almeida Prado, 200 - Araçatuba

9h às 14h - Sábados (fevereiro: dias 4, 11 e 25)

 

Praça Getúlio Vargas

Bairro das Bandeiras - Araçatuba

9h às 14h - Domingos (fevereiro: dias 5, 12 e 26)

 

Programação completa e mais informações: 

www.instagram.com/bicibiblioteca   

www.facebook.com/bicibiblioteca


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »