AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2023 às 17h05min - Atualizada em 31/01/2023 às 17h05min

Mão misteriosa é encontrada esculpida em fossa de Jerusalém

O fosso data de 1000 anos atrás e foi usado para evitar a entrada de inimigos, no entanto os pesquisadores não sabem o significado da mão

Olhar Digital
O fosso foi encontrado abaixo de uma estrada movimentada de Jerusalém (Foto: Divulgação/Yoli Schwartz/Autoridade de Antiguidades de Israel)
Um fosso foi encontrado abaixo de uma rua movimentada na Cidade Velha de Jerusalém. O que estranhou os arqueólogos foi uma mão esculpida na parede. Os pesquisadores acreditam que a construção foi feita a cerca de 1000 anos atrás durante as Guerras Santas.

O fosso foi encontrado sob umas das principais vias da cidade, enquanto arqueólogos realizaram um trabalho de pesquisa antes de ser realizado um projeto de infraestrutura viária. Segundo a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), o buraco escavado por volta do século 11 pelos mulçumanos para defender as muralhas da cidade.

O fosso, que atualmente forma um túnel, foi escavado diretamente na rocha, mede cerca de 10 metros de largura e possui de 2 a 7 metros de profundidade. Apesar dos arqueólogos acreditarem que o buraco possui uma função de proteção das muralhas, eles não entendem o porque a mão foi esculpida.

“Ele simboliza algo? Ele aponta para um elemento próximo específico? Ou é apenas uma brincadeira local? O tempo pode dizer” - Arqueólogos da IAA, em comunicado.

Fosso de Jerusalém 
Muitos castelos europeus possuem fossos que eram preenchidos com água. No entanto, o fosso de Jerusalém era mantido vazio para que suas enormes proporções fossem um obstáculo quase que intransponível pelos inimigos.

Segundo historiadores da época, o fosso ajudou a atrasar inimigos, como os cruzados durante o Cerco de Jerusalém em 1099 EC. No entanto, o lado catolico da guerra acabou conseguindo ultrapassar as barreiras da cidade.

''Exaustos pela jornada, [os cruzados] ficaram em frente ao enorme fosso, e somente depois de cinco semanas conseguiram atravessá-lo com táticas e à custa de muito sangue, sob fogo pesado dos defensores [muçulmanos] e judeus” - Amit Re’em, arqueólogo regional do IAA

Outras fortificações
Segundo Re’em, as fortificações de Jerusalém eram incrivelmente complexas e formidáveis. Elas contavam com o fosso profundo e duas grossas muralhas para serem atravessadas pelos inimigos enquanto fogos e enxofre choviam sobre eles.

Além disso, os mulçumanos também construíram túneis que foram encontrados em escavações anteriores. Por eles passaram defensores que atacavam inimigos de surpresa para sumirem novamente na cidade.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »