AtaNews Publicidade 728x90
06/01/2023 às 11h44min - Atualizada em 06/01/2023 às 11h44min

Os 6 deuses do Egito mais poderosos e temidos

Entre as muitas deidades egípcias, estas foram as mais importantes e respeitadas entre o povo e a nobreza

Hisyory
Imagem/Divulgação
Os antigos egípcios criaram um panteão cheio de deidades que representavam cada aspecto da vida e da morte, e que explicava de maneira simples cada fenômeno que acontecia nos tempos antigos. Mas, entre todos esses deuses, há alguns que se destacam sobre o resto e que eram os mais adorados e temidos pelo povo.

Anúbis, o deus do inferno
Frequentemente representado como um chacal antropomórfico, Anúbis era o deus da vida após a morte que acompanhava a alma na jornada fora do corpo e transportava os espíritos para Osíris, diante de quem o coração dos mortos era pesado aguardando a confirmação ou negação da vida eterna.

Osíris, o deus da morte

Segundo a mitologia egípcia, Osíris era o rei do Egito até ser morto e desmembrado por seu irmão Seth, mas voltou à vida graças à magia de Ísis e Néftis. Desde então ele se tornou o deus da morte, sendo o mais popular dos deuses egípcios. 

Ísis, a deusa da Lua

Irmã e esposa de Osíris e mãe de Hórus, Ísis está associada à fertilidade, à magia e à Lua. As pessoas a invocavam em encantamentos de cura, mas ela era ainda mais proeminente em ritos funerários e textos mágicos.

Seth, deus da violência

Como no caso de Anúbis, Seth é frequentemente retratado como um chacal antropomórfico. O caos, a violência, os perigos do deserto e as tempestades estão ligados a ele. Além disso, Seth é lembrado por ter matado seu irmão Osíris para tomar seu lugar, embora mais tarde tenha sido derrotado por Hórus.

Hórus, deus do céu

Este deus é geralmente representado como um falcão ou um falcão antropomórfico. Ele é filho de Ísis, que conseguiu conceber um filho de Osíris após ressuscitá-lo. Ele foi instruído por Thoth, deus da sabedoria, até atingir a maioridade, quando enfrentou Seth para recuperar o trono de seu pai. Ele é um dos deuses egípcios mais populares do mundo.

Amon-Rá, rei dos deuses

Originalmente, o culto de Amon estava limitado à cidade de Tebas, mas tornou-se tão famoso em todo o reino que sua figura se sobrepôs à de Rá, o Sol, tornando-se assim Amon-Rá. Ele foi chamado de rei dos deuses. Identificado com o sol, era representado de várias formas: como animal, como homem com cabeça de animal ou como um homem normal com um barrete decorado com duas grandes plumas. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »