AtaNews Publicidade 728x90
02/03/2022 às 09h07min - Atualizada em 02/03/2022 às 09h07min

"CALIGRAFIA DO DIABO": CARTA CRIPTOGRAFADA HÁ 150 ANOS POR CHARLES DICKENS É FINALMENTE DECIFRADA

O manuscrito do célebre autor britânico esteve envolto em mistério desde a sua origem

History
Imagem Divulgação
Uma equipe de pesquisadores conseguiu decifrar o conteúdo do misterioso manuscrito conhecido como “carta de Tavistock”. O texto foi escrito no século XIX pelo célebre autor britânico Charles Dickens, responsável por clássicos como Um Conto de Natal e Grandes Esperanças. Graças à colaboração de mil voluntários ao redor do mundo, especialistas desvendaram seu conteúdo.

"Caligrafia do Diabo"
O texto foi decifrado por participantes de uma iniciativa chamada The Dickens Code Project ("Projeto do Código de Dickens", em tradução livre), liderada por Claire Wood, professora da Universidade de Leicester, na Inglaterra. O texto foi escrito em um estilo taquigráfico adaptado por Dickens, que ele chamava de "Caligrafia do Diabo".

Os responsáveis pelo projeto ofereceram uma recompensa de £ 300 (aproximadamente R$ 2,1 mil) a quem decifrasse o maior número de símbolos. Com a ajuda dos voluntários, Wood e o professor Hugo Bowles conseguiram desvendar cerca de 70% do texto, que havia permanecido indecifrável por mais de 150 anos. O voluntário que levou o prêmio foi Shane Baggs, que mora na cidade de San Jose, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

A equipe descobriu que a carta era um apelo de Dickens para que alguém interviesse sobre um anúncio que ele enviou ao jornal The Times, mas foi rejeitado. Os voluntários conseguiram decifrar termos e frases como “Dia da Ascensão”, o que foi útil para identificar a data de sua escrita, assim como as palavras “anúncio”, “negado” e “reenviado”. Os pesquisadores também encontraram a provável resposta à carta de Dickens em um museu de Nova York. Ela foi escrita em 1859 por Mowbray Morris, gerente do jornal britânico The Times à época, pedindo desculpas pela grosseria de um funcionário que havia rejeitado o anúncio sobre um novo periódico publicado pelo escritor.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »