AtaNews Publicidade 728x90
12/02/2022 às 11h32min - Atualizada em 12/02/2022 às 11h32min

Cientistas encontram microplásticos em recém-nascidos

Medida foi anunciada pelo Conare, após assassinato de congolês

Olhar Digital
Foto: Imagem Ilustrativa
Um estudo na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia descobriu fragmentos de microplásticos dentro da placenta humana e até mesmo em crianças recém-nascidas. Segundo os pesquisadores, é praticamente impossível impedir a ingestão deste material antes mesmo do nascimento.

Isso pode representar um risco enorme para as crianças, maior, inclusive, do que o perigo a que os adultos estão expostos. “É bem possível que as crianças estejam mais expostas aos microplásticos do que os adultos”, disse o neurocientista e autor principal do estudo, Kam Sripada.

Não são só microplásticos

Porém, isso não é exclusividade dos microplásticos. Segundo Sripada, as crianças sofrem com maior exposição a muitos outros produtos químicos que também são tóxicos. “Ninguém sabe exatamente quanto microplástico uma criança ingere”, acrescentou o cientista.

O estudo ressalta a prevalência desses fragmentos no mundo e seus possíveis danos ao meio ambiente e à saúde humana. Porém, ainda faltam pesquisas que mostrem os efeitos dos microplásticos quando se trata da saúde de crianças, já que seu sistema imunológico ainda não está completamente desenvolvido.

A fase fetal é de suma importância no desenvolvimento do cérebro das crianças. Por conta disso, a exposição ao microplástico as torna particularmente vulneráveis.

Mas o que fazer?
Agora, Sripada e sua equipe pretendem usar suas descobertas para orientar médicos, cientistas e pais sobre qual a melhor forma de limitar a exposição dos pequenos a esses fragmentos de plástico. Contudo, diminuir essa exposição a zero é algo que está fora da realidade.

Porém, isso não quer dizer que não haja nada a ser feito para diminuir o tamanho do problema. Segundo a equipe, os pais podem limitar a quantidade de alimentos que os filhos ingerem que entram em contato com plástico em algum momento de sua cadeia produtiva. Porém, esse problema pode ser tornar um pouco menor com o uso de água e sabão.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »