AtaNews Publicidade 728x90
20/11/2021 às 14h18min - Atualizada em 20/11/2021 às 14h18min

Um globo de Natal comestível! Bolo natalino feito de pão-de-ló

A Receitaria
A época do Natal é uma das mais propícia para assar biscoitos. E este bolo natalino é muito especial! Na verdade, é um diorama comestível (um tipo de maquete), que lembra um globo de neve. Não poderíamos fazer melhor neste período festivo!

Porções: 4-5
Tempo total de preparo: 4 horas
Tempo de descanso: min. 6h30 min
Dificuldade: moderada

Ingredientes:

Para o pão-de-ló:


12 claras;
480 g de açúcar;
220 ml de óleo;
240 ml de leite;
500 g de farinha de trigo;
Forma de bolo desmontável, diâmetro: 26 cm;
Tigela redonda pequena, diâmetro: cerca de 14 cm;
Grãos secos.

Para a gelatina:

Cerca de 1 litro de água;
1 a 2 limões espremidos (dependendo do gosto);
Especiarias: canela em pau, anis estrelado, cravo;
120 g de açúcar;
36 g de gelatina em pó (sem sabor).

Para o creme amanteigado:

200 g de manteiga;
400 g de açúcar de confeiteiro;
100 g de cream cheese em temperatura ambiente;

Mais:

Coco ralado;
Pérolas de chocolate;
Fondant laranja.

Passo a passo:

1. Para a massa de pão-de-ló, bata as claras em neve, acrescente o açúcar aos poucos e bata até o merengue ficar firme. Adicione o leite, óleo vegetal e farinha ao merengue, alternadamente. Despeje os grãos na tigela e coloque-a na forma forrada com papel manteiga (um pouco acima do meio). Em seguida, despeje a massa na parte externa do prato e leve ao forno preaquecido a 170 °C por 90 minutos. Deixe o bolo esfriar completamente após o cozimento (cerca de 2 horas) e só então retire a tigela com os grãos e o anel da forma.

2. Misture a gelatina em pó com 10 colheres de sopa de água e deixe inchar por cerca de 10 minutos. Aqueça a restante água com o suco de limão, açúcar, canela, anis e cravo a cerca de 60 ° C e dissolva a gelatina no líquido. Retire as especiarias e passe o líquido por um pano, de preferência 2 ou 3 vezes, para que fique bem transparente. Deixe esfriar até cerca de 25 °C.

3. Para o creme amanteigado, bata a manteiga na batedeira até obter um creme branco. Aos poucos, adicione o açúcar de confeiteiro e bata. Por fim, incorpore delicadamente o cream cheese. (É importante que todos os ingredientes tenham a mesma temperatura - ambiente).

4. Corte a parte inferior do bolo e "construa" uma colina, uma casa com telhado e janela e um boneco de neve, como as peças abaixo.

5. Dê ao boneco de neve um rosto feito de pérolas de chocolate e fondant em forma de cenoura.

6. Despeje a primeira camada de gelatina no buraco do bolo e polvilhe com coco ralado. Deixe a gelatina solidificar e, em seguida, coloque as peças de pão-de-ló sobre ela.

Dica: antes de colocar a gelatina no bolo, ele deve estar bem resfriado. A melhor forma de derramar a gelatina é usar um prato de pedra sobre o qual é colocado o bolo, pois o prato fica frio por muito tempo e a primeira camada de gelatina endurece mais rápido.

7. Em seguida, despeje gradualmente mais camadas de gelatina no bolo, até o topo. Polvilhe coco ralado, camada por camada. Reserve coco para a camada final. Leve o bolo à geladeira por pelo menos 4 horas (de preferência durante a noite).

8. Espalhe o creme amanteigado por todo o bolo e leve à geladeira por mais 30 minutos.

9. Coloque o bolo em pé, com a ajuda do papel manteiga, sobre um prato ou travessa, conforme mostrado abaixo.

Sim, doces e rabanadas são obrigatórios no Natal, mas por que não adicionar um pouco de variedade e aceitar este desafio? Este bolo de Natal é uma verdadeira experiência visual para pessoas de qualquer idade. Divirta-se, delicie-se e Feliz Natal!
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »