AtaNews Publicidade 728x90
25/10/2021 às 16h36min - Atualizada em 25/10/2021 às 16h36min

Pesquisadores plantam sementes de 2 mil anos: Eis o resultado

Tamareiras Phoenix dactylifera, originárias do Reino de Judá, brotaram após milênios

History
Foto: Divulgação
Uma equipe de pesquisadores conseguiu fazer germinar sementes com mais de 2 mil anos, encontradas em diferentes sítios arqueológicos do deserto da Judeia, em Israel. As plantas são tamareiras da espécie Phoenix dactylifera, originárias do Reino de Judá. O estudo foi publicado na revista científica Science.

Sementes do palácio de Herodes
Segundo Sarah Sallon, especialista em medicina natural e líder da pesquisa, arqueólogos botânicos disseram que a pesquisadora estava "completamente louca" por tentar fazer brotar as sementes milenares. Apesar de ela ter ouvido deles que a experiência não teria como funcionar, as tamareiras cresceram normalmente.


As sementes datam da época do Reino de Judá, local famoso pela qualidade e quantidade de tâmaras que produzia. As frutas da região eram doces e tinham reputação de terem propriedades medicinais. Os especialistas utilizaram 32 sementes obtidas em diversos sítios arqueológicos, inclusive no palácio do rei bíblico Herodes. Dessas, apenas seis conseguiram germinar com sucesso.


Sallon acredita que o cultivo dessas sementes oferece "um farol de esperança" para um planeta que luta contra a crise climática e a extinção em massa de espécies. Segundo ela, espécies consideradas extintas podem um dia voltar à vida por meio de sementes que estavam dormentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »