24/04/2021 às 12h55min - Atualizada em 24/04/2021 às 12h55min

Bolo de chocolate com sorvete: com calda de caramelo e Twix

A Receitaria
Se você está procurando uma receita de bolo de aniversário espetacular, você veio ao lugar certo! A próxima obra-prima é uma mistura de várias camadas de gostosura: bolo de chocolate, biscoito, sorvete com Twix e calda de caramelo fazem o bolo algo épico. Para finalizar, um ganache brilhante e cremoso, uma mensagem de açúcar e algumas florzinhas de creme de chocolate completam tudo.
 
Ingredientes:

Para o bolo de chocolate:


300 g de farinha de trigo;
2 ovos;
110 ml de óleo;
240 ml de leite fermentado;
240 ml de água morna;
90 g de cacau;
1 colher de chá de sal;
3 colheres de sopa de fermento em pó;
250 g de açúcar.

Para o biscoito:

120 g de manteiga;
100 g de açúcar;
250 g de farinha de trigo;
1 ovo.

Para o ganache:

210 ml de água;
425 g de açúcar;
425 ml de xarope de glicose;
425 g de chocolate amargo, picado;
280 g de leite condensado;
225 g de gelatina.

Para a calda de caramelo:

400 g de creme de leite;
80 ml de xarope de glicose;
480 g de açúcar;
40 g de manteiga.

Decoração e recheio:

Aprox. 1,5 kg de sorvete de baunilha;
Balas de caramelo;
Twix;
Creme de chocolate;
Glacê (suco de limão ou clara de ovo misturada com açúcar de confeiteiro);
Forma desmontável, diâmetro: 18 cm.

Passo a passo:

1. Primeiro, prepare o bolo de chocolate. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Misture tudo com uma batedeira. Despeje a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 60 minutos. Deixe o bolo esfriar completamente. Em seguida, corte-o horizontalmente em duas fatias de mesma espessura.

2. Para o biscoito, misture todos os ingredientes e envolva a massa em papel alumínio. Coloque na geladeira por cerca de 1 hora. Em seguida, abra a massa com uma espessura de cerca de 1 a 1,5 cm e corte um círculo nela (diâmetro: 18 cm). Espete a massa com um garfo em vários lugares. Asse o biscoito em forno pré-aquecido a 160 °C por cerca de 40 minutos. Em seguida, deixe esfriar completamente.

3. Antes de começar a montar o bolo, prepare a calda de caramelo: ferva o creme de leite e reserve por alguns instantes. Aqueça o xarope de glicose em uma panela. Aos poucos, adicione o açúcar. Quando o caramelo estiver com uma bela cor marrom, acrescente o creme quente aos poucos. Mexa bem. Deixe esfriar até cerca de 35 °C e adicione a manteiga. Deixe a calda esfriar na geladeira.

4. Agora vamos à montagem: coloque metade do sorvete sobre uma placa de pedra gelada (para isso, coloque a placa de pedra no freezer por pelo menos 2 horas) e adicione o Twix e os caramelos. Com uma espátula, pique, misture e despeje tudo na forma. Distribua a mistura de sorvete uniformemente e pressione. Em seguida, adicione a calda de caramelo sobre o sorvete.

5. Coloque uma fatia de bolo e o biscoito na forma.

6. Em seguida, adicione outra camada de sorvete com Twix e caramelos, espalhe e acrescente a calda por cima.

7. Por fim, coloque a segunda fatia de bolo na forma. Coloque um prato sobre a forma e vire o bolo quando terminar. Retire o aro da forma e coloque o bolo no congelador por pelo menos 2 horas.

8. Para o ganache, aqueça a água com o açúcar e o xarope de glicose a 105 °C. (É melhor usar um termômetro para verificar.)

9. Coloque o chocolate, o leite condensado e a gelatina em um recipiente alto e despeje a mistura de água e açúcar por cima. Bata os ingredientes. Não despeje o ganache no bolo até que o chocolate tenha esfriado a 30 °C.

10. Despeje o ganache sobre o bolo e deixe endurecer.

11. Decore o bolo com glacê de açúcar, creme de chocolate e pedaços de Twix.



Este bolo é possivelmente um dos bolos de aniversário mais gostosos que você fará. Uma obrigação para todos os amantes de chocolate e caramelo. Um bolo de chocolate que quase merece uma medalha pelo sabor e pelo aspecto. Aproveite!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »