AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2020 às 10h23min - Atualizada em 04/12/2020 às 10h23min

Carne vegetal x hambúrguer de soja: entenda a diferença

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas têm optado por um estilo de vida e dieta sem alimentos de origem animal.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Um dos grandes debates que marcam a sociedade atual está relacionado ao consumo de produtos de origem animal. Muitos advogam sobre a necessidade de repensar a relação do ser humano com os animais não apenas quanto ao consumo de alimentos, mas também de roupas e outras fabricações que os envolvam.
 
Uma escolha feita por muitos desde então, foi dar início a um estilo de vida que não tenha esses produtos. A dieta de muitas pessoas passou a não envolver alimentos como carnes, ovos, leite e seus derivados, optando por escolhas que não apresentam grande diferença nutricional.
 
Assim, uma das tendências lançada no mercado é a produção de carne vegetal, que tem ganhado cada vez mais adeptos. Inclusive, esse tipo de carne já faz parte do menu de grandes redes de fast-food, uma das principais responsáveis pelo alto consumo de carne animal no mundo.
 
Mas do que se trata, exatamente, esse tipo de comida? Quando se fala de “carne vegetal” é o mesmo que se referir a “carne de soja” ou existem diferenças entre elas? E quais seriam os benefícios para a saúde desse consumo? A seguir, entenda melhor essas questões e esclareça suas dúvidas.
 

O que é carne vegetal? Há diferença em relação ao hambúrguer de soja?

Com o avanço da tecnologia, o mercado alimentício tem encontrado formas de trazer soluções para quem deixou de consumir carne, mas sente falta do sabor e textura. Assim, muitos esforços foram dedicados para a produção de uma carne de origem 100% vegetal, como é o caso do hambúrguer.
 
Esse tipo de alimento trata-se de um preparado proteico voltado para substituir a carne tradicional, mas mantendo seu aroma, sabor, textura e valores nutricionais. A mistura é composta por vegetais hiperproteicos, como ervilha, soja e grão-de-bico, além de condimentos naturais como beterraba, alho e cebola.
 
Portanto, falar de hambúrguer vegetal ou de soja é falar sobre o mesmo grupo de alimento, basicamente. A receita de cada marca pode ter pequenas diferenças, mas os dois tipos de carne partem do mesmo princípio e são compostas por ingredientes semelhantes.
 
Os produtores desse tipo de hambúrguer não compartilham o segredo da receita em que esse alimento imite o sabor da carne. Entretanto, sabe-se que as fibras proteicas dos vegetais são responsáveis por garantir não apenas a textura, mas também o valor nutricional da “carne”.
 
Já os temperos são responsáveis pelo sabor e até mesmo pela produção do “sangue” da carne, feito a partir da própria beterraba. Tudo com o objetivo de reproduzir o sabor do alimento de origem animal.
 

Benefícios da carne vegetal

Com isso, as carnes de origem vegetal tornaram-se a escolha para quem gosta de carne, mas tem interesse na alimentação vegana e vegetariana. Além de abrir mão de consumir um alimento de origem animal, essa dieta apresenta algumas vantagens para a saúde da pessoa.
 
Uma delas é que o indivíduo ingere menos gordura saturada em sua alimentação, uma vez que elas são provenientes de produtos de origem animal. Isso colabora para reduzir o risco de ter algum problema causado por essa gordura, como câncer, infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC).
 
Outro ponto importante é que esse tipo de hambúrguer conta com uma alta concentração de fibras alimentares. Elas são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade após serem consumidas, o que reduz a fome. Assim, fica mais fácil controlar a quantidade de comida que você ingere na próxima refeição.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »