AtaNews Publicidade 728x90
20/10/2020 às 09h53min - Atualizada em 20/10/2020 às 09h53min

3 curiosidades sobre o universo dos cupons online

Iniciada no fim do século XIX, nos Estados Unidos, esta estratégia vem se popularizando no Brasil, sendo fundamental para manter o caixa de boa parte das pequenas e médias empresas nacionais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Os cupons de desconto são uma estratégia cada vez mais utilizada por comerciantes, lojistas e empresas que desejam aumentar o faturamento em vendas virtuais. Os consumidores interessados em comprar um produto com o benefício devem obter um código, geralmente, composto por uma palavra-chave ou numeração, em sites que anunciam o desconto, e inseri-lo em um campo específico durante o pagamento.
 
Hoje, estima-se que cada cidadão dos EUA gasta, pelo menos, 20 minutos por semana para buscar cupons de desconto que permitem uma economia de até US$ 1.000 anualmente. No Brasil, a prática vem se popularizando, e estima-se que ela permita uma economia de até R$ 4.700 por ano.
 
Além da economia, outra vantagem dessa estratégia é que o consumidor não precisa se cadastrar no site que fornece o código para obtê-lo. Se você é daqueles que adoram visitar alguns portais em busca de novos cupons, veja algumas curiosidades sobre esse recurso.
 

Origem

Este mecanismo foi praticado pela primeira vez pela Coca-Cola, nos Estados Unidos, ainda no fim do século XIX. Duas décadas após o início da distribuição dos cupons, a empresa havia registrado o fornecimento de 8,5 milhões de códigos em todo o país.
 
Mediante o sucesso da tática, outros segmentos comerciais passaram a adotá-la. Assim, inicialmente, os cupons se disseminaram em jornais e revistas, mais recentemente, em sites e redes sociais.
 
Por um lado, se a internet foi fundamental para popularizar os cupons de desconto em escala global, por outro, ela é palco de fraudes e golpes. Por isso, verifique os links compartilhados por redes sociais em correntes ou grupos. Antes de clicar para conseguir o cupom, verifique a confiabilidade do site em questão em plataformas especializadas nisso.
 

Consumidores

Na última década, o Brasil tornou-se um dos cinco países que mais consomem cupons no mundo. Terça-feira, às 22 horas, é o momento da semana em que os códigos de desconto são mais utilizados em território nacional. Entre as principais categorias de produtos comprados com eles pelos brasileiros são roupas e acessórios, aparelhos eletroeletrônicos e artigos esportivos.
 
As pessoas com idade entre 18 e 35 anos são o principal perfil dos consumidores que adotam a estratégia dos cupons e do cashback, que ocorre quando o cliente recebe de volta parte do preço do produto adquirido.
 

Popularização

As grandes lojas não são as únicas que podem oferecer esses cupons. Desde o início deste ano, pequenas e médias empresas brasileiras reforçaram o uso deles, a fim de interromper as quedas vertiginosas em seu faturamento.
 
De acordo com dados do site de uma das maiores plataformas que oferecem códigos de desconto no Brasil, tais cupons movimentaram mais de R$ 1,5 bilhão, sendo que R$ 6 milhões foram devolvidos por meio de cashbacks. Esta foi uma ótima tática para manter o caixa das empresas, evitando demissões e  intensificação da crise econômica que afeta o país hoje.
 
Como qualquer transação comercial virtual, é preciso ter cuidado antes de inserir os seus dados bancários e concluir o pagamento. Primeiro, verifique se o site acessado começa com “https” e possui um pequeno cadeado fechado ao lado esquerdo — estas são características que garantem a segurança da plataforma.
 
Além disso, desconfie de sites que exigem o seu cadastro ou o envio de SMS para o seu celular, antes de te fornecer o cupom — esta não é uma prática comum e pode configurar um golpe.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »