AtaNews Publicidade 728x90
23/09/2019 às 09h07min - Atualizada em 23/09/2019 às 09h07min

Homem tem chifre de 10 centímetros removido por cirurgiões na Índia

CIRURGIA

HISTORY
Médicos removeram um "chifre de diabo" de um homem na Índia. A protuberância tinha cerca de 10 centímetros e se desenvolveu depois que Shyam Lal Yadav, de 74 anos, havia batido a cabeça. De acordo com os médicos, a saliência era composta de queratina, a mesma proteína que compõe as unhas e cabelos.

Essa condição médica é chamada de chifre sebáceo ou chifre cutâneo. "Há cerca de cinco anos o paciente machucou a cabeça e um caroço começou a crescer (no local). Inicialmente, ele ignorou (o chifre), pois não causava nenhum desconforto. Mas, quando o caroço endureceu e começou a crescer ainda mais, ele procurou o hospital", disse o médico Vishal Gajbhiye. O especialista disse ainda que antes de Yadav procurar ajuda médica, o chifre era "podado" por um barbeiro.

O chifre foi removido por neurocirurgiões do Hospital Bhagyoday Tirth, na cidade de Sagar. Shyam passou dez dias internado para se recuperar da cirurgia. Uma biópsia confirmou que o tumor era benigno.

As causas do surgimento dos chifres sebáceos são desconhecidas, mas acredita-se que a exposição à radiação ou à luz solar possa desencadear a sua formação. Eles geralmente aparecem no rosto, orelhas e costas das mãos de pessoas mais velhas. Essas lesões são predominantemente benignas, mas podem potencialmente se tornar malignas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »