AtaNews Publicidade 728x90
18/06/2019 às 14h35min - Atualizada em 20/06/2019 às 13h00min

Por que os cochilos diurnos são tão importantes para crianças em idade escolar

Soneca de uma hora por dia melhora humor, autocontrole e desempenho na escola, diz pesquisa.

Huff Post
Foto: Divulgação
Pergunte a qualquer pai de um bebê recém-nascido sobre a importância que as sonecas têm ao longo do dia para o seu bebê. Mas basta a criança crescer para que os cochilos percam espaço na rotina dos mais velhos.

Não deveriam.

Um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia e publicado no último dia 31 de maio acompanhou os efeitos dos cochilos diurnos na qualidade de vida de crianças entre 10 e 12 anos. 

Maior sensação de felicidade, autocontrole e coragem; menos problemas comportamentais e melhora no desempenho escolar foram algumas das características percebidas pelo estudo.

Os pesquisadores acompanharam a rotina de cerca de 3 mil crianças entre a 4ª a 6ª séries. De acordo com Jianghong Liu, professor de saúde pública da universidade e um dos autores da pesquisa, a privação de sono afetava cerca de 20% dos alunos nessa faixa etária, e isso acarretava efeitos negativos cognitivos, emocionais e físicos.

Ele explica que os cochilos de 30 a 60 minutos deveriam continuar sendo incorporados na agenda dos jovens até mesmo durante o ensino fundamental e médio. 

“As pesquisas demonstraram que os cochilos podem ter efeitos tão positivos quanto uma noite inteira de sono quando se trata de melhorar a concentração e o foco em algumas tarefas”, diz o pesquisador.  

Segundo Liu, os resultados do estudo podem ajudar a pais e educadores a repensarem as agendas de suas crianças. E, para ele, um cochilinho nunca será demais.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »