30/08/2018 às 16h41min - Atualizada em 30/08/2018 às 16h41min

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética. Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, estresse e alimentação inadequada.

Existe relação entre pele oleosa e acne?
Sim, existe relação. A acne é caracterizada por uma inflamação com aumento da produção de sebo e presença de bactéria associada, gerando cravos e espinhas. Apesar de existir uma série de motivos — que chamamos de fisiopatologia da acne — que influenciam no seu desenvolvimento, a grande maioria das pessoas com a doença possui pele oleosa.

Por outro lado, nem todo paciente que tem mais oleosidade evolui para um quadro de acne. Isso acontece por conta dessa fisiopatologia, que não envolve apenas o excesso de sebo como fator desencadeante.

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados



Poros Dilatados
Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.

Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.

Como evitar os poros dilatados?
A melhor forma de prevenir o surgimento de poros dilatados é através da higienização adequada do rosto, aliado ao uso de produtos próprios para a pele oleosa. É preciso investir em dermocosméticos específicos para a limpeza. Uma boa alternativa são os que contêm os ácidos salicílico e/ou glicólico. Outros produtos também são úteis para o tratamento do quadro, como os que possuem ácido retinoico; assim como a água termal gelada e os esfoliantes.

Tratamentos para Poros Dilatados

Microdermabrasão: É uma esfoliação bastante extrema, indicada para quem os poros dilatados são um problema constante. A pele fica mais macia, os poros dilatados são reduzidos e algumas rugas e manchas secas são eliminadas. Por esta razão, é uma boa escolha para quem tem pele madura e problemas com os poros.

Laser: Os tratamentos com laser são normalmente utilizados como último recurso, uma vez que são bem mais caros. Porém, seus efeitos são melhores e mais permanentes. São realizados em clínicas privadas e spas médicos. O procedimento consiste em um feixe de luz direcionado diretamente para a pele. Se optar por esse método, evite o contato com o sol para não danificar a pele.

Máscara de Argila: A máscara de argila deve ser aplicada uma vez por semana e preparada com um dia de antecedência, para uma limpeza mais profunda da sujeira e gordura dos poros e absorção do excesso de óleo. Também reduz poros dilatados, porque os limpa.

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados



Primer Facial
O primer facial melhora a aparência dos poros dilatados de peles mistas/oleosas. Ele reduz imperfeições da pele quando usado antes da maquiagem e proporciona textura aveludada e acabamento perfeito. Prolonga o efeito do make e absorve as secreções naturais formando um filme protetor e mantendo a umidade (efeito hidratante). Pode ser usado antes da maquiagem.

Alguns Cuidados com a Pele Oleosa

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados

Cuidados com a Pele Oleosa e Poros Dilatados



Limpeza
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 1 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

Esfoliação
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

Tonificação
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele.

Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele.

Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece. Saiba como fazer seu próprio tônico.

Hidratação
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


Na hora de hidratar a pele, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

Proteção Solar
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


Utilize protetor solar específicos para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Maquiagem
Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa

Pele Oleosa


Antes de aplicar a maquiagem na pele oleosa, é extremamente importante que a pele esteja limpa e tonificada. Utilize base facial livre de óleo e use um pó facial para tirar o brilho excessivo da pele. Mas cuidado para não usar maquiagem em excesso, pois isso pode deixar a pele ainda mais oleosa.

E você, o que faz para cuidar da pele oleosa?
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »