AtaNews Publicidade 728x90
09/04/2024 às 20h20min - Atualizada em 10/04/2024 às 07h42min

Nem toda mamoplastia usa silicone: Entenda como funcionam as cirurgias plásticas envolvendo as mamas

Apesar de muito importantes em procedimentos de mamoplastia, as próteses de silicone podem ser dispensadas em alguns procedimentos, explica o cirurgião plástico, Dr. Bora Kostic

MF Press Global
© Freepik

A mamoplastia, ou cirurgia plástica das mamas, é um dos procedimentos plásticos mais buscados em todo o mundo. Ele  busca alterar a forma, o tamanho ou a consistência das mamas de uma pessoa.

Apesar de muitos associarem a mamoplastia apenas ao uso de próteses de silicone, em especial para o aumento das mamas, existem diferentes tipos de procedimentos que não envolvem necessariamente o uso desse material, explica o cirurgião plástico Dr. Bora Kostic.

A mamoplastia é muito mais variada do que se costuma imaginar, não estando obrigatoriamente ligada às próteses de silicone, apesar delas serem muito importantes em procedimentos do tipo. A cirurgia pode abordar uma variedade de preocupações estéticas e funcionais relacionadas às mamas”, explica.

Quando são necessárias próteses de silicone?

As próteses de silicone são frequentemente utilizadas em mamoplastias quando a paciente busca um aumento de volume nas mamas ou deseja corrigir assimetrias. Elas são recomendadas para alcançar resultados de volume e forma específicos, especialmente em casos de hipomastia (mamas pouco desenvolvidas) ou pós-mastectomia (retirada das mamas). 

Além disso, as próteses de silicone podem ser uma opção para mulheres que desejam restaurar a forma e a projeção das mamas após a perda de volume devido à amamentação, perda de peso ou envelhecimento.

Procedimentos em que não é necessária a prótese de silicone

Alguns procedimentos, no entanto, não exigem o uso de próteses de silicone, explica o Dr. Bora Kostic.

Há também a mamoplastia redutora, que é realizada para reduzir o tamanho das mamas em mulheres com hipertrofia mamária. Durante esse procedimento, o cirurgião remove o excesso de tecido mamário e remodela a mama para obter um tamanho mais proporcional ao corpo da paciente”.

Outra opção é a mastopexia, ou lifting de mamas, que visa levantar e remodelar as mamas caídas, proporcionando um aspecto mais firme e jovial. Esse procedimento é comum em mulheres que experimentaram mudanças na forma das mamas devido à gravidez, amamentação, perda de peso ou envelhecimento, pode precisar de silicone, mas não necessariamente”, explica.

Além dessas técnicas, há também a reconstrução mamária, que é realizada em mulheres que passaram por mastectomia devido ao câncer de mama ou outras condições médicas. Nesse procedimento, o cirurgião reconstrói a mama usando apenas tecido do próprio corpo da paciente, implantes de silicone ou uma combinação de ambos”, conta Dr. Bora Kostic.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »