AtaNews Publicidade 728x90
29/09/2023 às 13h04min - Atualizada em 29/09/2023 às 13h04min

Pesquisadores confirmam que 1º buraco negro a ser fotografado está girando

Descoberta comprova algo previsto pela Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein

History
Em 2019, astrônomos fizeram história ao fotografar um buraco negro pela primeira vez. Agora, novas observações desse gigante batizado de M87* e situado a 55 milhões de anos-luz da Terra confirmam que ele está girando. A descoberta foi divulgada em um estudo publicado na revista Nature. 

Jato oscilante
O novo estudo, liderado pelo pesquisador chinês CUI Yuzhu, foi conduzido por uma equipe internacional de cientistas usando uma rede global de radiotelescópios. O M87*, que é 6,5 bilhões de vezes mais massivo que o Sol, fica localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), na constelação de Virgem. Segundo os pesquisadores, a galáxia exibe um jato oscilante que oscila para cima e para baixo com uma amplitude de cerca de 10 graus, característica que confirma a rotação do buraco negro.

O desalinhamento entre o eixo de rotação do buraco negro e o eixo de rotação do disco desencadeia a precessão do disco e do jato (Imagem: Yuzhu Cui et al. 2023, Intouchable Lab@Openverse and Zhejiang Lab, via EurekAlert)

Por meio de uma extensa análise de dados telescópicos coletados entre  2000 e 2022, a equipe de investigação revelou um ciclo recorrente de 11 anos no movimento de precessão da base do jato. O estudo conecta a dinâmica do jato com o buraco negro supermassivo no centro da galáxia, oferecendo evidências de que ele gira.  De acordo com os pesquisadores, isso confirma o que foi previsto pela Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. 

“Estamos entusiasmados com esta descoberta importante”, disse Yuzhu, pesquisador do Laboratório Zhejiang Lab. "Após o sucesso da obtenção imagem do buraco negro nesta galáxia com o Event Horizon Telescope, descobrir se este buraco negro está girando ou não tem sido uma preocupação central entre os cientistas", acrescentou Kazuhiro Hada, cientista do Observatório Astronômico Nacional do Japão. "Agora a expectativa se transformou em certeza. Este buraco negro monstruoso está realmente girando", completou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »