AtaNews Publicidade 728x90
25/08/2023 às 14h10min - Atualizada em 25/08/2023 às 14h10min

Nasa identifica mancha solar perigosa quatro vezes maior que a Terra

Pontos pretos no Sol podem representar explosões com a força de cerca de 3 milhões de bombas atômicas

Assessoria de imprensa
Imagem/Nasa
A Nasa identificou uma mancha preta no Sol que tem o tamanho estimado em quatro vezes o tamanho da Terra. Os cientistas afirmaram que o fenômeno pode ser visto com a ajuda de óculos que bloqueiam os raios nocivos emitidos pela estrela.

As manchas solares são áreas em que o campo magnético é cerca de 2.500 vezes mais forte que o terrestre, muito maior do que em qualquer outro lugar do Sol, explica o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) está monitorando a mancha solar e emitirá uma atualização, se necessário.

Essas aparições são possíveis presságios de explosões massivas, que podem chegar a uma força de quase 3 milhões de bombas atômicas, o que representaria um perigo iminente para o nosso planeta.

Quando atingem a Terra, essas explosões, também conhecidas como tempestades geomagnéticas, podem causar interferência nas ondas de rádio e algumas quedas de energia.

Essas explosões não são tão incomuns e acontecem em ciclos que duram cerca de 11 anos. Agora a estrela está em uma fase em que esses casos ocorrem com mais facilidade e maior frequência.

Os cientistas preveem que o próximo pico do ciclo será em 2025, mas não sabem quantas manchas irão aparecer ou o quão agressivo será esse período.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »