AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2022 às 20h54min - Atualizada em 17/07/2022 às 20h54min

Rosácea: dermatologista explica o que é e como tratar

Beleza extraordinária
Foto: Divulgação
A rosácea é uma condição dermatológica que acomete muitos adultos, em especial, aqueles que possuem pele mais clara, que se caracteriza pelo aspecto rosado ou com lesões inflamadas na parte mais central do rosto. Quem convive com a doença, deve tomar uma série de cuidados e manter um tratamento constante, pois ela não tem cura, mas pode ser controlada.

Para entender como a doença se manifesta e quais os tratamentos mais indicados para a rosácea, a Dra. Fabiana Wanick, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, tirou algumas dúvidas e explicou como se deve cuidar da pele com rosácea.

O que é rosácea?
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que surge inicialmente no centro do rosto e pode se manifestar nas demais áreas da face. A Dra. Fabiana Wanick explica que a rosácea é a inflamação da unidade pilosébacea “A pessoa pode ter rosácea leve e apresentar algumas crises ao longo da vida, principalmente depois dos 30 anos, devido situações de reatividade da pele a condições que a deixem seca ou irritada, como frio, calor, exposição aos raios UV, ingestão de alimentos tipo café, pimenta, bebidas alcoólicas e estresse”.

Como a rosácea surge na pele?
O surgimento da rosácea na pele pode variar muito e pode ter origem genética, como explica a dermatologista: “Surge por tendência genética ou pelo uso exagerado de determinados medicamentos que podem desencadear a formação de vasinhos, do afinamento da pele e pelo uso de corticóides tópicos. A rosácea também pode acontecer por conta de um desequilíbrio de microorganismo dos rosto que convivem de um jeito harmônico e equilibrado na pele e quando acontece o desequilíbrio, você pode ter a piora da rosácea e da acne”.

Outro fator que pode contribuir para o desenvolvimento da rosácea no rosto é o uso exagerado de medicamentos como corticoides e antibióticos. Dessa forma o rosto fica com maior predisposição para o aparecimento dessas pequenas lesões no rosto.

Quais são os tipos de rosácea?
Há diferentes tipos de rosácea e diferentes formas de manifestarem no rosto, aqui estão listados os tipos mais comuns para que você consiga identificar o seu tipo:

Rosácea Telangiectasic: é a rosácea que deixa a pele rosada pela presença excessiva de vasinhos sanguíneos no rosto, normalmente se manifestam no centro da face e podem se expandir para as bochechas, nariz e queixo. Ainda pode causar o ressecamento da pele e excesso de suor, quando está mais aparente.

Rosácea com papulopustulosa: são pequenas pápulas, ou bolinhas semelhantes às espinhas e que podem ser confundidas com acne, presentes em tons avermelhados ou amarelados, que surgem no centro do rosto.

Rosácea granulomatosa: frequentemente são pápulas maiores e que possuem certa persistência ao desaparecimento, onde a inflamação é maior e tem maior dificuldade de sumir do rosto.

Rosácea fimatosa: se manifesta no nariz, no queixo e na glabela (entre as sobrancelhas) e causa o aumento da pele, deixando-a volumosa e deformada. É comum surgir na região do nariz e no rosto de homens.

A dermatologista salienta sobre as diferenças entre as rosáceas. “Existem diferentes graus de rosácea, em diferentes formas e isso não é em um estágio evolutivo. Não necessariamente a pessoa passa por todos os estágios. Tem gente que fica só pela rosácea telangiectásica a vida toda, tem gente que tem uma leve rosácea a vida toda e de repente lá pros cinquenta, sessenta anos começa a perceber a pele do nariz ficando espessa, com poros mais abertos, o nariz ficando mais grosso, o nariz ficando um pouquinho maior e meio deformado”.

Rotina de cuidados para tratar a rosácea na pele
Os cuidados com a pele que tem rosácea devem ser redobrados, pois alguns dermocosméticos podem piorar a inflamação e causar um efeito desagradavel. “O ideal é usar um sabonete geralmente que não irrite tanto, não pode ser tão agressivo, um creme calmante que não pode ser também muito oleoso, um gel creme, um sérum ou um produto anti-inflamatório, como o peróxido de benzoíla e a gluconolactona que tem uma boa ação e evita agentes que pioram a irritação” , explica a Dra.Fabiana Wanick.

Ela ressalta ainda a importância de evitar o uso de retinóides e o ácido salicílico, que promovem a descamação da superfície da pele e acabam afinando e ressecando a camada córnea, piorando o quadro de rosácea.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »