AtaNews Publicidade 728x90
02/07/2022 às 12h19min - Atualizada em 02/07/2022 às 12h19min

Barriga de porco crocante ao molho teriyaki

A Receitaria
Muitas pessoas só têm tempo para cozinhar no fim de semana. Provavelmente é daí que vem a velha tradição dos grandes almoços ​​de domingo. Se você também gosta de aproveitar o fim de semana para mostrar seus dotes culinários a seus parentes, esta receita é perfeita!

A barriga de porco assada crocante é servida com molho teriyaki caseiro, macarrão e legumes – é assim que você adiciona um toque asiático a um domingo!

Porções: 2-4
Tempo total: 2 h 40 min
Tempo de repouso: 30 min
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

Para a massa caseira:

250 g de farinha de trigo;
100 ml de água;
1 pitada de sal.

Para o molho teriyaki:

1 pedaço médio de gengibre;
1 pedaço médio de alho poró;
1 pimentão pequeno;
2 dentes de alho;
100 ml de vinho branco
250 ml de molho de soja;
20 g de açúcar mascavo;
1 raminho de hortelã.

Para a barriga de porco:

1,4 kg de barriga de porco;
500 ml de óleo ou gordura bem quentes;
Sal, pimenta e azeite de alho.

Para os vegetais:

50 g de alho poró picado em tiras;
50 g de cenoura picada em tiras;
1 punhado de brotos de soja;
1 colher de sopa de azeite.

Mais:

Coentro e pimentão para decorar

Utensílios:

Maçarico de cozinha;
Coqueteleira;
Espeto de metal.

Passo a passo:

1. Perfure a barriga de porco várias vezes e tempere generosamente com sal, pimenta e azeite de alho. Em seguida, asse por 2 horas a 160 °C.

2. Enquanto isso, coloque os ingredientes da massa em uma tigela e amasse até ficar homogêneo. Cubra e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

3. Para o molho teriyaki, passe primeiro o gengibre, o alho poró, a pimenta e o alho no espeto de metal, depois doure todos os ingredientes com um maçarico de cozinha; você também pode fritá-los brevemente em uma panela. Em seguida, coloque-os em uma coqueteleira com o vinho branco, molho de soja, açúcar mascavo e hortelã, e aqueça os ingredientes. Agite a coqueteleira constantemente (envolta em panos de prato para não se queimar).

4. Sove bem a massa novamente. Deixe descansar por alguns minutos antes de desenformar. Em seguida, polvilhe com farinha, dobre e corte em fios finos de macarrão. Cozinhe-os em água com sal por 1-2 minutos.

5. Para os legumes, aqueça o azeite em uma frigideira e frite o alho poró e a cenoura em tiras. Em seguida, adicione os brotos de feijão e incorpore a massa cozida. Adicione um pouco de molho teriyaki e deixe tudo reduzir.

6. Aqueça o óleo. Retire a barriga de porco assada e despeje o óleo bem quente sobre ela, para pururucar e dar um resultado final ainda mais crocante.

7. Para finalizar, corte a barriga de porco e sirva com a massa. Decore com coentro, pimenta e molho teriyaki antes de servir.


Barriga de porco crocante, molho teriyaki caseiro, massa e legumes – você mal pode esperar pelo próximo fim de semana com este prato delicioso, não é? Mas não se preocupe: garantimos que esse dia chegará e você poderá aproveitar ao máximo esse assado com um toque asiático.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »