05/06/2022 às 12h29min - Atualizada em 05/06/2022 às 12h29min

Torta de flocos crocantes de cereal com pannacotta

A Receitaria
Você sabia que o cereal de flocos de milho existe desde 1920? Isso mesmo, por mais de 100 anos, esses cereais salvaram gerações com pressa para o café da manhã, e muita gente nem consegue imaginar começar o dia sem eles. Para aproveitar ainda mais este cereal, criamos uma torta espetacular. Levante a cortina em uma torta crocante com pannacotta e cream cheese. Ela tem um sabor incrivelmente delicioso e parece fenomenal também.

Porções: 10
Tempo total: 1 h 30 min
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

Para a massa de flocos de milho:


80 ml de leite;
250 g de flocos de milho triturados;
250 g de manteiga mole;
250 g de açúcar;
5 ovos grandes;
7 g de fermento em pó;
Forma de bolo: diâmetro - 20 cm; altura - 10 cm;
Tigela resistente ao forno. Diâmetro: 16 cm.

Para o creme de cream cheese:

600 g de cream cheese;
1 colher de chá de fava de baunilha;
100 g de mel;
200 g de creme de leite pasteurizado (nata) com pelo menos 32% de gordura.

Para a pannacotta:

750 ml de leite;
100 g de açúcar;
25 g de gelatina (cerca de 10 folhas).

Para a base de flocos de milho:

150 g de flocos de milho sem açúcar;
100 g de chocolate;
20 ml de óleo.

Mais:

100 g de flocos de milho sem açúcar;
50 g de chocolate branco;
Tiras de papel manteiga. Medidas: 65 x 5 cm.

Passo a passo:

1. Bata a manteiga com o açúcar e adicione os flocos de milho triturados, o leite, os ovos e o fermento. Mexa tudo muito bem e despeje a mistura em uma forma forrada com papel manteiga. Em seguida, enterre uma tigela que possa ir ao forno no centro da massa, deixando 2 cm da borda aparente. Leve ao forno a 180 °C por 30 minutos. Depois, deixe esfriar por cerca de 1 hora. Retire a tigela com cuidado, pois está quente!

2. Para o creme de cream cheese, bata o creme de leite frio em uma batedeira até ficar semi-duro. Em seguida, adicione a baunilha, o mel e o cream cheese e bata em velocidade alta até ficar cremoso.

Dica: o cream cheese e o creme de leite devem estar bem frios. A tigela e a batedeira também devem estar frias para que o creme fique bem firme.

3. Para a pannacotta, amoleça a gelatina em água fria e aqueça cerca de 1/3 do leite com o açúcar a uma temperatura máxima de 45 °C. Escorra a gelatina e dissolva no leite quente. Em seguida, adicione o restante do leite e deixe tudo esfriar até 20 °C.

Dica: para esfriar a mistura acima, coloque a tigela em água fria e mexa o conteúdo.

4. Para a base de cereal, misture o chocolate derretido com o óleo e, em seguida, adicione os flocos de milho. Despeje a mistura em uma forma ou prato raso (com um diâmetro um pouco menor que a forma) e deixe endurecer.

5. Pincele o interior da torta (onde estava a tigela) com o chocolate branco derretido. Cubra a parte externa com o cream cheese e deixe esfriar por 10 minutos, para que o chocolate endureça.

6. Despeje 15 g de cereal e a pannacotta na cavidade da torta. Coloque a tira de papel manteiga em volta da torta como um anel e congele-a por pelo menos 2 horas (de preferência por 6 h).

7. Triture 70 g de cereal e passe a torta por cima de forma que fique uma camada de por cima do cream cheese, sob a tira de papel manteiga.

8. Espalhe um pouco do cream cheese restante sobre a base de cereal e coloque a torta pronta por cima. Retire o papel manteiga e polvilhe mais flocos sobre a pannacotta no buraco.


Esta torta prova que os cereais matinais podem ser transformados em algo ainda mais saboroso. Estamos encantados com a forma como os ingredientes se complementam em termos de sabor! Uma grande ideia com pannacotta e cream cheese.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »