AtaNews Publicidade 728x90
15/01/2022 às 12h28min - Atualizada em 15/01/2022 às 12h28min

Vulcão de rosbife suculento e arroz de sushi

A Receitaria
O rosbife é um prato de carne muito popular em todo o mundo, que adquire um sabor particularmente tenro, suculento e aromático graças ao cozimento lento no forno. Tradicionalmente, é fatiado frio e comido molho, especialmente o tártaro, e é comum em bufês de frios.

Hoje, mostraremos uma interpretação moderna dessa carne assada. Como muitas pessoas gostam da versão fria, nós a combinamos com arroz de sushi e especiarias, e tudo isso em forma de um vulcão em erupção.

Porções: 2
Tempo total: 2 h 15 min
Tempo de refrigeração: 90 min
Grau de dificuldade: médio

Ingredientes:

Para o arroz de sushi:


100 g de arroz de sushi, risoto o para arroz doce;
30 g de kimchi picado;
10 g de gengibre em conserva;
20 g de coentro picado;
25 g de gergelim preto e branco;
5 g de pimenta vermelha bem picada;
10 ml de mirin (tempero japonês);
15 ml de vinagre de arroz;
10 g de sal;
5 ml de óleo de gergelim;
1 tigela de 10 cm de diâmetro.

Para o rosbife:

250 g de carne para rosbife;
20 ml de óleo;
50 g de pimenta em flocos;
10 g de sal;
Raspas de meio limão siciliano;
Termômetro para carne.

Mais:

2 ovos;
2 palitos de madeira com pontas largas; 
50 ml de molho bechamel;
Escarola, para decorar.

Passo a passo:

1. Doure a carne por todos os lados em uma frigideira e leve ao forno por cerca de 30-45 minutos a 80 °C. Idealmente, quando você tira a carne assada do forno, ela deve estar com uma temperatura interna de 54 °C. Misture a pimenta, o sal e as raspas de limão, passe o pedaço de carne por cima desses ingredientes e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora. Por fim, leve à geladeira por 30 minutos e corte em fatias finas.

2. Enquanto isso, cozinhe o arroz e deixe esfriar por cerca de 30 minutos. Em seguida, adicione cuidadosamente todos os ingredientes ao arroz. Despeje a mistura em uma caneca e vire-a de cabeça para baixo para fazer um montinho.

3. Cubra o monte de arroz com o rosbife fatiado, deixando um buraco no topo.

4. Coloque os espetos de madeira em uma frigideira quente e regue as pontas largas com um pouco de óleo. Separe as claras das gemas e coloque cada gema em uma das pontas largas dos espetos. Desligue o fogo e espere as gemas esfriarem lentamente. Após cerca de 5 minutos, retire com cuidado as gemas da panela e coloque-as uma a uma na cratera do vulcão.

5. Despeje o bechamel sobre o vulcão de rosbife e sirva com folhas de escarola.


Esta é realmente uma ótima receita para dar um toque diferente ao rosbife. Os temperos e ingredientes do arroz de sushi podem ser variados de acordo com o seu gosto: que tal fazer este vulcão de rosbife em seu próximo almoço para convidados?

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »