AtaNews Publicidade 728x90
12/05/2020 às 14h49min - Atualizada em 12/05/2020 às 14h49min

Cabelos Pretos: 7 coisas que você precisa saber sobre a coloração

Descubra tudo que você precisa saber sobre cabelos pretos naturais e tingidos

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @brosiaaa
Naturais ou não, os cabelos pretos sempre dão um ar mais chique e poderoso ao visual, especialmente na versão uniforme e intensa, sem mechas. A coloração é versátil por cair bem em todo o tipo de madeixas: sejam elas lisas, cacheadas, crespas, curtinhas ou longas, todas ficam favorecidas com o preto intenso. Além disso, o cabelo preto também combina com diferentes tons de pele. E como toda cor de cabelo, esta também reserva alguns segredinhos que podem ajudar nos cuidados e manutenção. Saiba quais!

1 - OS CABELOS PRETOS PODEM TER REFLEXOS DE VÁRIAS CORES: CINZA, AZUL E VIOLETA

Para quem não é morena natural e quer pintar o cabelo de preto, é importante saber que a cor pode ter vários reflexos em sua fórmula, como o cinza, o azul e o violeta. Lembra da febre do cabelo preto azulado? À luz do sol, esses fios ficam com uma nuance bem escura e puxada para o azul, e isso graças aos pigmentos contidos na tinta. Hoje, existem também os reflexos acinzentados e arroxeados: enquanto o reflexo cinza garante um toque mais acetinado, intenso e fechado, o violeta dá mais luminosidade e descontração ao cabelo preto. 

2 - O CABELO PRETO REFLETE MAIS O BRILHO DO QUE OUTRAS CORES

Os cabelos pretos refletem a luz como nenhuma outra cor de cabelo! Por ser um tom puro, ele reflete a luminosidade externa de forma quase total, criando o chamado brilho "espelho". É por isso que, quando os fios não estão hidratados, as suas cutículas ficam abertas, interferindo na superfície lisa do folículo, mostrando uma aparência opaca e sem vida. Para contornar esse problema, a dica é investir em banhos de brilho com tonalizantes, hidratações e usar produtos capilares com filtro solar, mesmo para quem tem cabelos pretos naturais. 

3 - É NECESSÁRIO TOMAR CUIDADO COM OS CABELOS PRETOS NO SOL

Não são apenas os cabelos loiros e ruivos que precisam de atenção redobrada com o sol: os fios pretos, principalmente os coloridos, também precisam ser protegidos dos raios solares porque estes podem desbotar a coloração, fazendo com que a nuance preta fique avermelhada ou alaranjada após algum tempo. Vale investir em cremes para pentear ou óleos com filtro solar na praia e também no dia a dia. 

4 - CABELOS PRETOS TAMBÉM PODEM DESBOTAR

Sim, os cabelos pretos podem desbotar, e não apenas por causa do sol! Tanto os pretos naturais como os pretos tingidos podem perder a cor e, por isso, precisam de produtos específicos para o seu tratamento. Quem pinta as madeixas pode usar uma linha própria para cabelos coloridos, enquanto as morenas naturais podem optar por shampoo e condicionador para cabelos escuros. Esse tipo de produto é mais suave e evita o desgaste dos fios, fazendo com que a cor fique protegida por mais tempo. 

5 - O CABELO PRETO TAMBÉM PRECISA DE RETOQUES NA RAIZ

Outro detalhe que você precisa saber sobre cabelo preto é que a raiz também precisa ser retocada, principalmente para quem tem o cabelo natural castanho médio, claro ou loiro. É ideal ficar atenta ao crescimento da raiz, e nesse caso, os retoques podem ser feitos a cada 20 dias. Já se o cabelo natural for castanho escuro, isso pode ser feito depois de 45 dias após a aplicação da tinta preta.

6 - CABELOS PRETOS TAMBÉM PODEM RECEBER UMECTAÇÃO

Você sabia que os cabelos pretos podem ganhar um verdadeiro banho de brilho em casa através da umectação? Essa técnica é feita com óleo capilar, que age nos fios secos de 2 a 3 horas ou durante a noite inteira. Com o óleo agindo em profundidade nas madeixas, os cabelos pretos vão ficar macios e brilhosos, fugindo imediatamente daquele temido aspecto opaco.

Como fazer: Nos cabelos secos, aplique um óleo capilar mecha a mecha, enluvando cada uma delas. Se o seu cabelo for oleoso, evite passar na raiz, mas se ele for crespo ou cacheado, está liberado. Depois, é só deixar o óleo agir pelo tempo que você quiser e retirar com água ou condicionador - o que ajuda o óleo a deslizar melhor dos cabelos.

7 - ÁGUA FRIA NA LAVAGEM AJUDA NA MANUTENÇÃO DO BRILHO NOS CABELOS PRETOS 
Outro truque que você precisa saber para manter o brilho dos cabelos pretos é usar água fria na hora da lavagem. Ao contrário da água quente, ela não resseca o cabelo e muito menos aumenta a produção de oleosidade na raiz, o que vai fazer com que os fios fiquem mais brilhosos e com movimento, refletindo a luz de maneira mais intensa. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »