30/03/2020 às 15h18min - Atualizada em 30/03/2020 às 15h18min

Dicas para se barbear sem causar danos à pele

Fazer a barba vai deixar de ser um sofrimento depois que você ler esse texto

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Mesmo sendo uma atividade corriqueira na vida dos homens, fazer a barba ainda é um desafio para muitos deles. Isso porque as lâminas podem irritar e inflamar a pele, especialmente, as mais sensíveis, o que, além de impactar no resultado, deixando aquelas bolinhas vermelhas, pode causar dor e desconforto.
 
É preciso ter um bom estojo de barbear, com lâminas sempre limpas, afiadas e em ótimo estado de conservação. Também é indicado estar num ambiente com boa iluminação e, de preferência, sem pressa. Afinal, você não quer acabar se cortando, não é mesmo? Para além desses cuidados básicos, separamos quatro dicas que vão fazer toda a diferença na hora de se barbear.
 

Prepare a pele antes

Essa é uma regra básica: a pele da barba precisa ser molhada antes de iniciar o processo. Quanto mais úmidos estiverem os pelos do rosto, mais fácil será cortá-los sem irritar a pele.
 
Uma dica é fazer a barba após o banho, porque a água quente também ajuda, fazendo com que os poros se abram. Caso você não vá tomar banho, pode utilizar uma técnica bem comum em barbearias: molhar uma toalha com água quente e deixá-la alguns minutos sobre o rosto.
 
Também pode ser uma boa ideia usar um sabonete, ou gel específico, para preparar a pele para o processo, especialmente, se você tem sofre com a sensibilidade. Há várias opções no mercado, com propriedades calmantes e hidratantes, que podem ajudar a pele do rosto a ficar menor irritada com o contato com a lâmina.
 

Use os produtos adequados

Muitos homens usam sabonete comum durante o processo de fazer a barba, mas ele não é indicado e, ainda, pode favorecer alguns desconfortos, como vermelhidão e ardência. Além disso, esse tipo de produto costuma remover a camada de proteção da pele, contribuindo para o seu ressecamento.

O ideal é usar cremes de barbear, que foram desenvolvidos, especialmente, para te auxiliar nessa hora. Essas espumas, ou géis, ajudam a proteger e a lubrificar ainda mais a pele, mesmo que você já tenha usado bastante água, ajudando a lâmina a deslizar mais facilmente.
 
Uma dica é deixar o produto por cerca de dois minutos sobre a barba antes de iniciar o processo. Também é uma boa ideia massagear o rosto após a aplicação em movimentos circulares, para auxiliar a ação do creme.
 

Tome alguns cuidados durante a raspagem

Para um barbeado perfeito é essencial que você utilize a técnica certa. O primeiro passo é não raspar no sentido contrário ao que o pelo cresce, pois, isso pode machucar a pele. O recomendado é passar a lâmina no sentido de crescimento dos pelos e só fazer o movimento contrário se for necessário corrigir alguma falha.
 
Outro cuidado importante é lembrar que não é recomendado passar a lâmina várias vezes no mesmo lugar, pois quanto mais você fizer isso, maiores as chances de irritar a pele. Também é bom tomar cuidado com a força —  faça apenas a pressão suficiente para cortar os pelos.
 

Não se esqueça de um bom pós-barba

Assim como é importante preparar a pele antes do processo, é essencial cuidar dela depois. A recomendação é lavar bem o rosto com água fria, pois ela vai ajudar a fechar os poros.
 
Após se certificar que limpou todo o resto do pelo e espuma, é indicado passar uma loção pós-barba, que ajuda a hidratar e refrescar a pele. Esse tipo de produto também costuma conter ingredientes que ajudam a prevenir as infecções e irritações. Evite os que contêm álcool, pois podem ter o efeito contrário.
 
Para concluir o processo com maestria, você também pode passar um creme hidratante, cerca de meia hora depois de se barbear, para hidratar mais ainda o local. Se for sair de casa, o ideal é que esse creme contenha protetor solar. Depois é só aproveitar a pele lisinha —  e sem desconforto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »