AtaNews Publicidade 728x90
11/10/2018 às 13h47min - Atualizada em 11/10/2018 às 13h47min

Como recuperar cabelos danificados e quebradiços

Se você está com os cabelos quebradiços e danificados, esse artigo é para você! Confira um tratamento completo para recuperar a saúde e devolver o brilho para seus cabelos

Beleza e Saúde
Foto: Imagem Ilustrativa
Cabelos Danificados
Identificamos um cabelo danificado pelo desgaste da estrutura dos fios. O cabelo fica poroso, áspero, opaco, sem brilho, sensibilizado, com pouca elasticidade, fino, seco, sem cor, frágil e com pontas duplas e quebradiças.

Por outro lado, quando o cabelo está saudável, cada fio de cabelo é coberto por uma camada de escamas bem fechadas (chamadas cutículas), que protegem o interior do cabelo. Nos cabelos saudáveis, essa cutícula tem um padrão regular — o que retém as moléculas de água e de proteína seladas dentro do cabelo — mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

O que faz um cabelo ficar danificado?

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços



- Descoloração. É o processo químico que mais danifica o cabelo, pois, além de destruir os pigmentos, oxida os aminoácidos, sendo que de 15 a 45% da cisteína é destruída
- Outros tratamentos químicos, como alisamento, escova progressiva com formol, permanentes, tinturas (quando forem de má qualidade) e decapagem (retirada da coloração dos fios)
- Raio ultravioleta da radiação solar
- Secador e chapinha em excesso
- Exposição frequente ao ar condicionado
- Shampoo com grande concentração de detergente
- Vento, poeira, cloro e falta de umidade do ar
- Alimentação inadequada e pobre em nutrientes


Tratamentos para Melhorar os Cabelos Danificados e Quebradiços

Hidratação Capilar
Uma das melhores opções para se tratar de cabelos danificados e ressecados é repor a umidade natural dos fios através de uma hidratação capilar. A hidratação é uma das formas mais práticas para tratar cabelos danificados. Pode ser feita em casa ou em salão de beleza, com produtos caseiros ou cosméticos.

Para informações completas e dicas de produtos de hidratação, visite a página Hidratação Capilar.

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços



Cauterização ou Plástica Capilar
O tratamento de cauterização faz a reposição de nutrientes e queratina na fibra capilar. O cabelo fica mais forte, macio, hidratado e revitalizado.

Esse tratamento é indicado para cabelos muito danificados, porosos, com pontas duplas ou para cabelos muito lesionados pelo uso constante de secador e chapinha. Para um melhor resultado, o tratamento deve ser feitos em salão de beleza com profissionais especializados.

Cronograma capilar
O cronograma capilar ajuda na recuperação de cabelos danificados. É um projeto de tratamento capilar de reconstrução, hidratação e devoluções de massa capilar e vitaminas para um cabelo. É como se fosse uma agenda de tratamentos para repor os nutrientes necessários para que os fios estejam sempre saudáveis.

Imagem relacionada

Imagem relacionada



Tratamento Intensivo Para Recuperar a Vitalidade dos Cabelos em 2 Semanas
Segue uma sugestão de tratamento completo para recuperar a vitalidade dos fios deixando-os saudáveis, macios e brilhantes. Indicado para cabelos danificados, quebradiços e ressecados. Para iniciar o tratamento, esteja atenta a algumas informações:

- Primeiramente, corte o cabelo para tirar as pontinhas duplas e ressecadas
- Caso não tenha o hábito de lavar os cabelos dia sim, dia não, nesse período é necessário que se faça. Foi comprovado por especialistas que essa é a quantidade ideal para lavar os cabelos.
- Nos períodos das lavagens você deve alternar as hidratações caseira, profunda e instantânea. Caseira 2 vezes; Profunda 3 vezes; Instantânea 2 vezes.


Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços



Sequência do Tratamento
1º. Dia (1ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de abacate).
Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo). Deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

3º. Dia (2ª lavagem). Hidratação caseira (½ abacate + 1 gema de ovo)
Misture o abacate e a gema de ovo em um mixer ou liquidificador. Passe o creme nos cabelos secos, inclusive no couro cabeludo. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.

5º. Dia (3ª lavagem). Hidratação instantânea (nesse caso você vai escolher a ampola da sua preferência)
Lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha. Passe a ampola nos cabelos e deixe agir por 5 minutos. Enxágue bem.

7º. Dia (4ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 10 ml de Bepantol líquido)
Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo). Deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

9º. Dia (5ª lavagem). Hidratação instantânea (escolha a ampola de sua preferência)
Lave os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha. Passe a ampola nos cabelos e deixe agir por 5 minutos. Enxágue bem.

11º. Dia (6ª lavagem). Hidratação caseira (mix de óleos: óleo de coco, óleo de abacate e óleo de rícino)
Misture uma colher de sopa de cada óleo. Passe nos fios secos desde o couro cabeludo até as pontas. Coloque uma touca e deixe agir por 30 minutos). Lave os cabelos com shampoo até sair bem todo o resíduo do óleo. Em seguida, use o condicionador.

13º. Dia (7ª lavagem). Hidratação profunda (2 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida)
Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de água com uma toalha e passe o creme nos fios (evite passar no couro cabeludo) e deixe agir conforme informação do fabricante. Enxágue bem.

Imagem relacionada

Imagem relacionada



Observação sobre Coloração
Logo após o período da hidratação é necessário investir na coloração, isso se você já costuma colorir seus cabelos. A coloração é a melhor maneira de devolver o aspecto saudável aos fios, recuperando e reavivando o tom natural dos cabelos. Pode ser feito com coloração, tonalizante ou banho de brilho.

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços



Como recuperar a saúde dos fios através da suplementação?
Não adianta fazer vários tratamentos no cabelo se você está com deficiência de vitaminas e minerais. O suplemento mais indicado para melhorar a saúde dos fios é o Pantogar. Na verdade todos os nutrientes são importantes, mas alguns deles não podem faltar:

Proteínas: Recupera os cabelos danificados. Tem a função de reparar e fortificar os fios de cabelo.
Ômega 3: Proporciona a saúde do couro cabeludo e mantém a hidratação natural dos fios.
Biotina: Ajuda a aumentar a circulação do couro cabeludo, promovendo assim o crescimento do cabelo. Boas doses de biotina proporcionam cabelos hidratados e saudáveis.
Silício: O silício atua nos cabelos regenerando a derme capilar, regularizando a secreção sebácea e fortalecendo os fios.
Vitamina A: Ajuda a promover um cabelo brilhante, pois trabalha com a síntese de gordura nos folículos pilosos e também estimula o crescimento do cabelo.
Vitamina E: É um nutriente necessário para o crescimento capilar. Ela estimula a circulação no couro cabeludo.
Ferro e Vitamina C: Reduz a perda de cabelo. O ferro mineral ajuda a aumentar a circulação no couro cabeludo, ocasionando o crescimento do cabelo.

E você? O que faz para cuidar dos cabelos danificados?

Resultado de imagem para Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços

Resultado de imagem para Como Recuperar Cabelos Danificados e Quebradiços




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »