AtaNews Publicidade 728x90
27/09/2018 às 08h39min - Atualizada em 27/09/2018 às 08h39min

Basilar ensina duas receitas de massas nutritivas com couve e couve-flor

Aprenda a utilizar legumes e verduras como protagonistas em receitas de massas

Assessoria de Imprensa
Foto: Imagem Ilustrativa
Antes de apresentar as receitas, apresentaremos curiosidades relacionadas à colheita, dicas de consumo e congelamento desses ingredientes.
 
Couve: plantada em locais com pouca luminosidade, a colheita é feita quando o clima está mais ameno e logo deve ser comercializada para não prejudicar o seu sabor. Fique de olho na coloração das folhas, quando estão amareladas ela já pode ter o sabor alterado. Você pode guardar por até 3 dias na geladeira (lave e seque)aparando a nervura central das folhas. Para o congelamento, retire os talos, fatie e escalde por 2 minutos em água fervendo (pode ficar guardado até 6 meses). A couve é rica em minerais, como: ferro, cálcio, zinco, manganês, entre outros.
 
Couve-flor: o alimento é colhido quando atinge cerca de 15 a 20 cm (corta-se o talo em 5 cm abaixo do maço). Após a compra nas feiras e supermercados, você pode guardar por até 5 dias, pois esse é o tempo ideal para consumi-la crua. Caso não tenha utilizada por completo, para armazená-la de forma segura, opte pelo congelamento do alimento: separe em buques, branqueie por 3 minutos em água fervendo e resfrie (pode ficar guardado até 1 ano). É importante destacar também, que a couve-flor é um ingrediente rico em nutrientes, como: vitamina C, K e B5, manganês, entre tantos outros. Além disso, a verdura harmoniza bem com diversos molhos e temperos.
 
Agora é hora de preparar um banquete bem saboroso para a família. Acompanhe o passo a passo das receitas de massas que levam os vegetais como estrelas dos pratos.

Bom apetite!
 
Espiral ao Molho de Abóbora com Couve e Linguiça


 
Ingredientes:

1 embalagem de Espiral Basilar 500g
6 gomos de linguiça fresca em rodelas
200g de bacon em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 maço de couve manteiga em tirinhas
Sal a gosto
 
Molho de Abóbora:

4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
500g de abóbora cozida
2 tabletes de caldo de legumes
Sal e salsinha a gosto
 
Modo de Preparo:

- Comece preparando o molho de abóbora. Leve ao liquidificador a abóbora, os tabletes de caldo de legumes, 1 ½ xícara (chá) de água quente e bata até formar um creme. Acerte o sal, tempere com salsinha e reserve.
 
- Em uma frigideira grande, junte a linguiça, o bacon e deixe fritar. Retire, escorra e reserve. Na mesma frigideira, acrescente o azeite, a cebola, o alho e deixe refogar. Junte a couve e deixe refogar até murchar.
 
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
 
- Escorra a massa, acomode em um refratário grande, acrescente o molho de abóbora e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima o refogado de couve com linguiça e sirva a seguir.
 
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
 
Lasanha de cenoura com couve-flor


 
Ingredientes

1 cebola (pequena) picadinha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de margarina (100g)
3 ½ litros de leite
Sal e noz moscada ralada a gosto
1 couve-flor grande (só os buquês em pedaços pequenos) (700g)
2 cenouras médias em rodelas
500g de muçarela ralada
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 embalagem de Lasanha Basilar Direto ao Forno (500g)
 
Modo de Preparo

- Doure a cebola e a farinha na margarina. Junte, aos poucos, o leite mexendo sempre até engrossar. Tempere com o sal e a noz moscada e reserve.
 
Montagem

- Em uma forma retangular grande e alta nº 4 (30 x 43cm) espalhe o molho no fundo. Cubra com as folhas de Lasanha Basilar e com o molho. Espalhe a couve-flor, a cenoura, a muçarela e o queijo parmesão. Cubra com o molho reservado. Faça camadas de lasanha, molho, couve-flor, cenoura, muçarela e queijo parmesão, terminando com lasanha, molho muçarela e queijo parmesão. Cubra com papel alumínio e leve ao forno (médio) preaquecido, por cerca de 45 minutos. Retire o papel e deixe por mais 5 minutos para dourar. Retire do forno e aguarde 5 minutos para servir.
 
Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 60 minutos
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »