AtaNews Publicidade 728x90
28/02/2024 às 16h52min - Atualizada em 28/02/2024 às 16h52min

Médico explica se ‘envelhecimento precoce’ de Thor Batista pode estar relacionado ao uso de anabolizantes

Aparência do empresário causou alvoroço na web nesta semana

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Recentemente, Thor Batista, de 32 anos, chocou internautas ao aparecer visivelmente mais velho em fotos compartilhadas por sua esposa, Lunara Campos. O herdeiro de Eike Batista, que atualmente tem 32 anos, apareceu grisalho e com sinais de calvície ao posar com o filho mais novo, Thor II.

Nas redes sociais, internautas especularam se a mudança na aparência do empresário pode estar relacionada ao uso de anabolizantes.

Isso porque, no Instagram, fotos antigas mostram Thor com músculos extremamente desenvolvidos. Uma fonte que frequentava a mesma academia do empresário no Rio de Janeiro também confirmou: “Ele já usava anabolizantes desde muito cedo.”

Em 29 de outubro de 2014, Thor compartilhou, em seu Instagram, o print de uma conversa no WhatsApp na qual sugere usar colinesterase. No entanto, é importante ressaltar que não é possível saber o teor da fala de Thor e determinar se a substância teria sido mencionada para uso próprio.

Envelhecimento precoce’ de Thor Batista pode estar relacionado ao uso de anabolizantes?
Pensando nas especulações da web, o  Dr. João Paulo Figueiredo, cirurgião plástico especialista em cirurgia de lipo LAD, ex-aluno de Ivo Pitanguy e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que atua nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, para explicar a relação entre anabolizantes e envelhecimento.

Segundo João Paulo, não é possível afirmar que o suposto envelhecimento de Thor está relacionado aos hábitos passados: “O que faz ele ter um olhar ou uma apresentação mais ‘de idade’ é a questão, provavelmente, genética, de perda de cabelo. O que dá mais impacto é, com certeza, a queda de cabelo mais cedo do que o normal.”

“Não tem nenhum distúrbio, descaso, fato de ele ter se largado, ou anabolizante que causou um envelhecimento precoce nele. Vejo um homem mais maduro, com outros valores que os de antigamente, que aparecia na mídia e que tem um estigma mais forte em relação a um critério de envelhecimento, que seria a alopecia precoce”, continua o médico. 

Ele ainda reitera que a alopecia é uma condição comumente genética e que pode ter sido repassada a Thor por seu pai, Eike Batista, que também apresentou sinais de alopecia no passado.

Apesar disso, ele ressalta que o uso de anabolizante pode, sim, causar alopecia. Mas defende: “Ao meu ver, é uma questão genética, normal, fisiológica, mas que não mostra nenhum tipo de negligência da parte dele.”

Em 29 de outubro de 2014, Thor compartilhou, em seu Instagram, o print de uma conversa no WhatsApp na qual sugere usar colinesterase. No entanto, é importante ressaltar que não é possível saber o teor da fala de Thor e determinar se a substância teria sido mencionada para uso próprio.

Sobre o tema, João Paulo explica: “Colinesterase é uma enzima que inibe uma substância chamada acetilcolina, que é um neurotransmissor. A acetilcolina transmite, através do sistema nervoso, ações que a gente chama de parassimpáticas. O suor a taquicardia e o ato de urinar, por exemplo, são características do sistema nervoso parassimpático. De um sistema nervoso autônomo, aquele que você não controla no seu corpo.”

Segundo ele, uma baixa quantidade de colinesterase no corpo é incapaz de inibir a acetilcolina, o que faz com que um indivíduo precise de medicação complementar. O fenômeno acontece, principalmente, com pessoas que têm exposição frequente a agrotóxicos ou que têm insuficiência hepática (no fígado).

“Essa é a questão: problemas no fígado podem ser desenvolvidos pelo uso de anabolizantes. Mas não tem como dizer que aconteceu isso [com Thor]”, finaliza o médico.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »