AtaNews Publicidade 728x90
26/02/2024 às 14h50min - Atualizada em 26/02/2024 às 14h50min

Cruelty free, vegano ou natural: conheça a diferença entre os selos nos cosméticos

Nem todo produto cruelty free é vegano, e vice-versa, e cada produto atende a necessidades específicas

Assessoria de imprensa
Tem sido cada vez mais comum encontrar os selinhos cruelty free, natural ou vegano que alguns produtos cosméticos mostram nas informações da embalagem. Isso acontece por conta da conscientização das pessoas a respeito dos danos ambientais causados na produção e no descarte desses produtos.  Por consequência, tanto os clientes quanto as empresas procuram minimizar esses impactos.       
 
Ainda assim, pode parecer confuso para muitas pessoas a diferença entre o que é um produto vegano e um produto cruelty free – afinal, nem sempre um produto cruelty free será vegano. Primeiramente, é importante entender o que cada selo significa na embalagem do cosmético. Esses selos foram inseridos nas embalagens para conscientizar os clientes e transparecer a procedência do produto.
 
Os cosméticos naturais são aqueles que têm ao menos 95% de composição natural, com origem vegetal ou animal – os outros 5% devem ser completamente orgânicos. Além disso, têm o selo do IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural), que garante que o produto é feito com ingredientes biodegradáveis e naturais. No geral, os cosméticos naturais também costumam ser livres de crueldade animal.
 
Um exemplo prático: se uma pessoa se pergunta qual o melhor desodorante natural, seguindo os selos de procedência do produto, a resposta é que depende. Cada consumidor prioriza um estilo de vida diferente, e a escolha do produto vai depender desse fator e de outros.
 
Já os cosméticos veganos são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de procedência animal em suas fórmulas. Por vezes, isso também inclui os testes em animais, que costumam ser feitos com ratos de laboratório para testar a eficiência e a segurança dos produtos. Assim, nem todo produto vegano é livre de testes em animais. O foco é na composição do cosmético.
 
No geral, os produtos veganos são feitos de alternativas sintéticas, 100% feitas em laboratórios. Isso não significa que os produtos são mais eficazes, mas são direcionados a uma conscientização dos testes em animais e a um estilo de vida que alguns consumidores priorizam.
 
Já os cosméticos com o selo de cruelty free são aqueles que, em tradução livre, estão “livres de crueldade”. O selo atesta que esses cosméticos são fabricados sem qualquer tipo de teste em animais. Porém, produtos cruelty free podem ter algum ingrediente de origem animal na sua composição e, por isso, eles não podem ser considerados veganos por si só.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »