AtaNews Publicidade 728x90
23/02/2024 às 20h46min - Atualizada em 26/02/2024 às 07h43min

Como fazer detox capilar? Benefícios e passo a passo prático

O detox corporal e o suco detox já são grandes conhecidos de quem gosta de eliminar toxinas do corpo.

Adriano Silverio Luz
https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-vestindo-camisa-branca-de-mangas-compridas-973401/

O detox corporal e o suco detox já são grandes conhecidos de quem gosta de eliminar toxinas do corpo. Mas você sabia que existe detox capilar? Melhor ainda: você sabe como fazer detox capilar?

Assim como o organismo, o couro cabeludo e os fios podem ficar intoxicados, com muitos resíduos e produtos acumulados.¹

Além de prejudicar a saúde capilar, deixando os fios pesados, opacos e quebradiços, o cabelo intoxicado não consegue absorver os nutrientes dos produtos usados

Ou seja, além dos sinais de que não está legal, você simplesmente não consegue reverter a situação porque o cabelo não absorve os tratamentos feitos.¹

Um cenário de terror, não é? A boa notícia é que saber como fazer detox capilar pode te salvar desse círculo vicioso (e salvar seu cabelo).¹

Preparado para aprender a fazer o detox capilar? Então, continue lendo para descobrir quais os sinais de que seu cabelo está precisando se desintoxicar e quais produtos usar. Vamos lá!

O que é detox capilar?

O detox capilar é um procedimento que pode ser feito em casa ou em salão com o objetivo de limpar profundamente o couro cabeludo e os fios, diferentemente da higienização comum do dia a dia.¹

Ele promove a desintoxicação capilar removendo impurezas, células mortas, sujeira e acúmulo de produtos.¹

10 benefícios do detox capilar

Agora que você sabe para que serve o detox capilar, é hora de conhecer os benefícios de incluir esse procedimento na sua rotina de cuidado com o cabelo.

O detox ajuda a:¹

  1. Remover sujeira e acúmulo de produtos;
  2. Limpar o couro cabeludo profundamente;
  3. Melhorar a oxigenação do couro cabeludo;
  4. Diminuir sintomas como coceira e descamação;
  5. Reduzir inflamações no couro cabeludo;
  6. Desobstruir os folículos capilares e poros;
  7. Reduzir a oleosidade excessiva (regular a produção de óleo);
  8. Promover o crescimento do cabelo;
  9. Melhorar a absorção dos nutrientes dos produtos capilares; 
  10. Evitar a queda capilar.

Com tantos benefícios, você já está convencido a incluir o procedimento no seu dia a dia, não é? Então, continue lendo para entender quando e como fazer detox capilar.

Quando fazer detox capilar?

Existem alguns sinais de que o seu cabelo está precisando se desintoxicar, como:¹

  • Há muita coceira no couro cabeludo;
  • Seu cabelo está mais oleoso que o normal;
  • Você está com muita queda capilar;
  • Seus fios estão pesados, opacos e fragilizados.

A combinação de um ou mais sintomas pode indicar um excesso de toxinas em seus fios, sendo que a lavagem com produtos normais pode não ser suficiente para proporcionar a limpeza necessária.1

Também é importante entender quais são as necessidades do seu cabelo e procurar um médico especialista para descartar alguma doença do couro cabeludo.

Em geral, fazer o detox uma vez por mês é o ideal para cabelos ressecados e quimicamente danificados.¹

para quem tem cabelo oleoso, fazer o detox capilar duas vezes ao mês, a cada 15 dias, pode proporcionar resultados satisfatórios.¹

Cuidado com o excesso de detox!

Tão importante quanto saber como fazer um bom detox capilar é entender a frequência ideal. 

Afinal, apesar de ser fundamental para a saúde capilar, fazer detox diariamente pode causar um efeito contrário do esperado.¹

Lembre-se de que o detox é um procedimento que oferece uma limpeza profunda do couro cabeludo, certo? Ou seja, retira toda a oleosidade natural dos fios.¹

Porém, o cabelo precisa ter uma quantidade de óleo natural para se manter hidratado. 

Fazer o detox a cada lavagem, dependendo do produto utilizado, pode deixar o couro cabeludo em carência de oleosidade, fazendo com que ele produza sebo em excesso.¹

Ou seja, em vez de controlar a oleosidade, você pode sofrer o efeito rebote e acabar com o cabelo ainda mais oleoso

Como fazer detox capilar? Passo a passo

Depois de entender tudo sobre detox capilar, só falta aprender como fazer o procedimento em casa, não é? Então, confira um passo a passo básico, mas eficiente para os dias de limpeza profunda do cabelo.

Passo 1: Molhe o cabelo

O detox capilar é muito semelhante a uma lavagem rotineira dos fios. Nesse caso, o que diferencia a higienização tradicional do tratamento são os produtos usados.

Por isso, o primeiro passo é molhar os fios normalmente, como você faria ao lavar o cabelo. É importante que os fios estejam úmidos para receber o shampoo posteriormente. 

Nessa hora, tenha atenção à temperatura da água: a água quente pode deixar o cabelo ressecado e seco. Portanto, prefira água fria ou no máximo morna.
 

Passo 2: Lave o cabelo

O segundo passo é onde o detox acontece de fato. Aqui, você deve usar um shampoo próprio para a desintoxicação capilar. Para uma limpeza mais profunda, pode ser usado um shampoo anti-resíduo ou para um efeito anti oleosidade com suavidade, pode ser usado um shampoo adstringente.

A nossa dica é o Shampoo Pielus Detox da Mantecorp Skincare. 

Ele promove ação adstringente e purificante sem ressecar os fios. Além da limpeza profunda, o shampoo ajuda a equilibrar o microbioma do couro cabeludo e pode ser usado diariamente, inclusive para quem tem o couro cabeludo sensível.

Isso sem contar que sua ação anti-inflamatória reduz sintomas incômodos como coceira, vermelhidão e descamação. 

Passe o produto pelo cabelo massageando suavemente. Dê uma atenção especial para o couro cabeludo antes de enxaguar os fios completamente

Passo 3: Use um hidratante

Para fechar com chave de ouro sua rotina detox, depois do uso do shampoo, use um creme hidratante para repor um pouco da hidratação retirada dos fios. 

Esse passo é importante também para condicionar o cabelo, melhorar sua penteabilidade e fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo.

Vale a pena deixar o creme agir por alguns minutos nos fios conforme orientação do produto para depois retirá-lo completamente. 

 

Como fazer detox capilar? Dica extra!

Pronto! Viu como fazer detox pode ser mais simples do que você imagina? Já dá até para encaixar o procedimento em seu cronograma capilar!

Para ter bons resultados, o segredo está na escolha dos produtos para fazer detox capilar. 

Se mesmo com todos os cuidados em casa você continuar percebendo sinais de intoxicação em seus fios, o recomendado é conversar com um dermatologista para uma avaliação, além da indicação de produtos e tratamentos. 

A Mantecorp Skincare tem uma gama extensa de produtos para o cuidado capilar diário. Clique aqui e conheça!

Referências consultadas

1. Draelos Z. Essentials of hair care often neglected: Hair cleansing. International Journal of Trichology. 2010;2(1):24. Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3002407/>. Acesso em dezembro/2022.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »