AtaNews Publicidade 728x90
16/02/2024 às 10h39min - Atualizada em 16/02/2024 às 16h05min

Lipoaspiração e aumento das mamas lideram ranking de cirurgias plásticas no país

Apenas em 2022, foram feitas 173 mil lipoaspirações no Brasil

Naves Coelho
Freepik

As cirurgias plásticas vêm crescendo de forma escalonada no Brasil. Os números de 2023 ainda não foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mas a entidade previa encerrar o ano com mais de dois milhões de procedimentos realizados. Para efeitos de comparação, a própria SBCP divulgou que em 2021 foram mais de 1,6 milhão de cirurgias plásticas.

O Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica, que atua em duas unidades situadas em locais nobres de Belo Horizonte, revela que a procura por procedimentos de fato aumentou no ano passado. “Nós conseguimos identificar que a procura por cirurgias estéticas é cada vez maior, e por um público cada vez mais jovem. É um indício de que a busca pela elevação da autoestima é uma decisão tomada cada vez mais cedo pelo paciente”, pontua.

Os procedimentos mais buscados na clínica obedecem àquilo que se vê no cenário nacional, conforme o levantamento realizado em diversos países pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês). Em 2022, foram feitas 173 mil lipoaspirações no Brasil, o suficiente para colocar o procedimento no topo do ranking brasileiro dos procedimentos estéticos cirúrgicos mais realizados.

“Existe o que podemos chamar de predileção do público em relação às cirurgias plásticas, talvez por atingir mais diretamente os pontos que o paciente enxerga que tem efeitos mais diretos. Por isso, cirurgias como a lipoaspiração, a mamoplastia de aumento, a rinoplastia e a cirurgia de pálpebra aparecem com mais frequência nas listas não apenas da clínica como também do mercado num todo”, explica.

Cirurgias seguras

O Dr. Felipe Villaça avalia que o crescimento por cirurgias plásticas não chega a ser um problema, principalmente porque os procedimentos são seguros. Entretanto, ele alerta para que o paciente recorra a clínicas especializadas, que não transformem o sonho da cirurgia num pesadelo para o paciente.

“As cirurgias plásticas em geral são bastante seguras. Mas isso não significa que todos os profissionais do mercado são bons. É muito importante que o paciente procure por locais com procedência, que investem em infraestrutura e que não abrem mão de ter cirurgiões plásticos com anos de procedimentos e de aperfeiçoamentos no currículo”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »